Sul-Americano de Vôlei

Seleção Masculina de Vôlei encara o Peru na estreia do torneio Sul-Americano

Comandado pelo técnico Renan Dal Zotto, o esquadrão verde-amarelo fará em Brasília sua primeira apresentação depois da 4ª colocação nos Jogos Olímpicos Tóquio-2020

Victor Parrini*
postado em 31/08/2021 15:46 / atualizado em 31/08/2021 15:52
 (crédito: Miriam Jeske/COB)
(crédito: Miriam Jeske/COB)

Brasília será o palco do retorno da Seleção Brasileira Masculina de Vôlei às quadras, depois da 4ª colocação dos Jogos de Tóquio-2020. Nesta quarta-feira (1/9), às 19h, no Ginásio Nilson Nelson, a amarelinha estreia no Campeonato Sul-Americano de Vôlei, diante do Peru. O confronto diante dos incas será o primeiro de quatro nesta edição do torneio continental.

A Seleção Brasileira desembarcou na capital federal na manhã da última segunda-feira (30/8), seguiu para o hotel e depois realizou, no palco da partida, as primeiras atividades visando o compromisso frente aos peruanos. O torneio sul-americano chega à sua 34ª edição e o esquadrão verde-amarelo é o maior campeão do certame, com 32 títulos. A única vez que não venceu, foi justamente quando não participou, em 1964.

Apesar da 4ª colocação nas Olimpíadas Tóquio-2020, o Brasil chega como franco favorito ao torneio, que também conta com a presença de Argentina, Chile e Colômbia. Dos 14 convocados pelo técnico Renan Dal Zotto, sete estiveram na disputa olímpica no Japão: Bruninho, Cachopa, Alan, Lucarelli, Lucão, Isac e Thales. Por outro lado, a outra metade é composta por caras novas, que brigam por espaço, como é o caso de Aboubacar, João Rafael, Vaccari, Adriano, Flávio, Cledenilson e Maique.

DF representado dentro de quadra

Cria do DF, o oposto Aboubacar é um dos atletas que buscam mostrar serviço neste novo ciclo olímpico. Ele comentou a sensação de poder jogar um torneio profissional em casa. “Estou bastante feliz porque é um sonho jogar na seleção e disputar um Sul-Americano em Brasília que é minha casa. Infelizmente não teremos público, mas é a realização de um sonho. É uma competição importante para o Brasil e está sendo uma grande honra”.

Contente pela oportunidade recebida, Aboubacar conta que o foco é ser campeão. “Estou aprendendo muito com os jogadores e a comissão técnica. Vamos entrar em quadra para sermos campeões. O Brasil sempre entra nas competições para ser campeão e esse é o nosso objetivo aqui na minha casa, que é Brasília”, ressaltou o oposto.

Fala, professor

À frente da Seleção em mais uma competição, o treinador Renan Dal Zotto comentou a importância de jogar bem o torneio continental. “O Sul-Americano é uma competição importante que classifica para o Mundial de 2022. Temos algumas seleções que estão um pouco atrás no ranking mundial e uma Argentina que está crescendo ano a ano, e que é uma das fortes candidatas a disputar o título do Sul-Americano com o Brasil”, avaliou o comandante brasileiro.

Adversário brasileiro na estreia, o Peru desembarcou no Distrito Federal no último domingo (29/8), antes mesmo dos donos da casa. Atualmente, os incas ocupam a 50ª colocação do ranking da Federação Internacional de Voleibol (FIVB), e ficaram de fora dos Jogos Olímpicos Tóquio-2020. Eles chegam para surpreender na competição continental, a fim de, quem sabe, garantir uma vaga no Mundial Masculino, que será realizado na Rússia, em 2022.


Confira a programação completa do Sul-Americano de Vôlei

1ª rodada
Quarta-feira (1/9) - Argentina x Colômbia, às 16h30 (SporTV 2)
Quarta-feira (1/9) - Brasil x Peru, às 19h (SporTV 2)

2ª rodada
Quinta-feira (2/9) - Chile x Peru, às 16h30 (SporTV 2)
Quinta-feira (2/9) - Brasil x Colômbia, às 19h (SporTV 2)

3ª rodada
Sexta-feira (3/9) - Peru x Argentina, às 16h30 (SporTV 2)
Sexta-feira (3/9) - Brasil x Chile, às 19h (SporTV 2)

4ª rodada
Sábado (4/9) - Colômbia x Peru, às 10h (SporTV 2)
Sábado (4/9) - Argentina x Chile, às 13h (SporTV 2)

5ª rodada
Domingo (5/9) - Brasil x Argentina, às 10h (TV Globo e SporTV 2)
Domingo (5/9) - Colômbia x Chile, às 13h (SporTV 2)

*Estagiário sob supervisão de Marcos Paulo Lima

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação