Depois de desistir de participar da final por equipes da ginástica artística ao errar um salto, a principal atleta da modalidade dos Estados Unidos, Simone Biles, comunicou nesta quarta-feira (28/7) que também desistiu de participar da final individual geral da ginástica. A norte-americana voltou a alegar que priorizaria sua saúde mental. Decisão da ginasta cotada como favorita para ganhar cinco medalhas nos Jogos Olímpicos de Tóquio, acende alerta sobre a saúde mental dos atletas de alto rendimento.
"Após uma avaliação médica adicional, Simone Biles retirou-se da competição individual geral final. Apoiamos de todo o coração a decisão da Simone e aplaudimos sua bravura em priorizar seu bem-estar. Sua coragem mostra, mais uma vez, por que ela é um modelo para tantos", revelou o comunicado da federação de ginástica dos Estados Unidos.
Desde o início da competição, Biles tem demonstrado que a pressão da competição mundial a tem incomodado. Após a fase classificatória da ginástica — na qual apresentou erros atípicos e desempenho abaixo do padrão habitual —, a ginasta publicou nas redes sociais que "sente o peso do mundo nos ombros". "Eu sei que eu me esforço e faço parecer que a pressão não me afeta, mas, às vezes, é difícil", escreveu, indicando que nem tudo estava bem.
A confirmação do cenário preocupante foi confirmada em coletiva de imprensa, nesta terça-feira (27/7), depois da desistência da participação na final por equipes. Nela, Biles desabafou sobre sua saúde mental. "Assim que eu piso no tatame, sou só eu e a minha cabeça, lidando com demônios. Tenho de fazer o que é certo para mim e me concentrar na minha saúde mental e não prejudicar minha saúde e meu bem-estar”, explicou a norte-americana.
A retirada de Biles da final individual geral da ginástica artística faz com que a brasileira Rebeca Andrade chegue com a maior nota na competição por uma medalha. Rebeca ficou em segundo lugar, atrás apenas de Biles, e foi elogiada pela performance nas qualificatórias. No lugar de Biles, competirá a colega de equipe Jade Carey, que ficou com a nona pontuação mais alta nas qualificatórias. A final individual geral feminina da ginástica artística será disputada nesta quinta-feira (29/7), às 7h50 (horário de Brasília).