TÓQUIO 2020

Com bateria impecável, Ítalo vai às semis e Brasil terá ao menos um bronze no surfe

Com dois brasileiros classificados para as semifinais, país terá pelo menos um terceiro lugar. Surfistas tupiniquins voltam ao mar da praia de Tsurigasaki às 23h48 em busca das vagas na final

O Brasil terá dois representantes nas semifinais dos Jogos Olímpicos de Tóquio. Após Gabriel Medina eliminar o francês Michael Bourez, Ítalo Ferreira foi para o mar da praia de Tsurigasaki, a cerca de 100 quilômetro de Tóquio, e eliminou o japonês Hiroto Ohhara, maior surpresa da competição, por 16.16 a 8.00. Com a classificação de dois representantes brasileiros, o país tem, ao menos, um bronze garantido.

O atual campeão mundial iniciou a bateria de forma espetacular. Logo na primeira onda que encaixou, o brasileiro acertou um belíssimo aéreo. A manobra rendeu a ele uma nota 9.73, a maior da disputa nas Olimpíadas de Tóquio. Na reta final da bateria, Ítalo conectou três ótimas manobras, ganhou mais 6.43 e garantiu a vaga. O somatório do score do brasileiro também foi o mais alto dos Jogos.

Com o mar agitado de Tsurigasaki, o japonês encontrou mais dificuldades de pegar boas ondas. A pontuação final do competidor do país sede dos Jogos Olímpicos foi somada em duas manobras curtas. Muito atrás após a boa sequência de pontuação do brasileiro, Ohhara passou a precisar de duas ondas perfeitas para disputar a semifinal, mas não conseguiu desbancar Ítalo.

Agora, Ítalo Ferreira aguarda o vencedor do duelo entre o peruano Lucca Mesinas e o australiano Owen Wright. Do outro lado do chaveamento por um lugar na final, o brasileiro Gabriel Medina terá pela frente o japonês Kanoa Igarashi. Na primeira bateria, o surfista local também teve vida dura para conseguir a classificação. A semifinal do surfe olímpico está prevista para começar às 23h48.