Incluído no programa olímpico pela primeira vez na história nos Jogos Olímpicos de Tóquio, o surfe terá um dia decisivo entre a noite desta segunda-feira (26/7) e a madrugada de terça-feira (27/7). Com três brasileiros vivos na disputa pelas primeiras medalhas, a modalidade terá, a partir de 19h, a disputa de quartas de final. A definição do ouro está prevista para as primeiras horas da madrugada.
Entre os homens, estão classificados duas das principais esperanças de medalha do Brasil: Gabriel Medina e Ítalo Ferreira. Entre as mulheres, a expectativa de pódio verde a amarelo recai sobre Silvana Lima. Segunda surfista representante do páis na categoria feminina, Tatiana Weston-Webb, acabou eliminada nas oitavas. Ela ficou no meio do caminho da competição após perder para a japonesa Amuro Tsuzuki.
Após vencer o australiano Julian Wilson por 14.33 a 13.00 nas oitavas de final, Gabriel Medina terá pela frente o francês Michel Bourez. Já Ítalo Ferreira tirou o neozelandês Billy Stairmand por 14.54 a 9.67. Agora, disputará um lugar nas semifinais contra o japonês Hiroto Ohhara. Silvana Lima eliminou a portuguesa Teresa Bonvalot por 12.17 a 7.50. Na próxima etapa, medirá forças com a americana Carissa Moore.
A final da competição olímpica precisou ser antecipada devido a um imprevisto causado pelo tempo. A metereologia apontou que um tufão se aproxima e deve chegar a Tóquio nas próximas horas. Ele deve chegar à cidade já enfraquecido. Mesmo assim, a organização dos Jogos Olímpicos anunciou a decisão de começar a disputa pelo ouro mais cedo. A etapa será realizada logo depois da conclusão das quartas de final e da semifinal.
Dia olímpico do surfe
19h - Quartas de final masculina
21h24 - Quartas de final feminina
23h48 - Semifinal masculina
1h - Semifinal feminina
2h16 - Decisão do bronze masculino
3h01 - Decisão do bronze feminino
3h46 - Final masculina
4h31 - Final feminina
Quartas de final
Masculino
Gabriel Medina (BRA) x Michel Bourez (FRA)
Ítalo Ferreira (BRA) x Hiroto Ohhara (JAP)
Feminino
Carissa Moore (EUA) x Silvana Lima (BRA)