Olimpíada

MVP grego na poltrona e Dream Team sob pressão: a estreia do basquete

Protagonista do fim do jejum de 50 anos do Milwalkee Bucks na NBA, Antetokounmpo amarga ausência da Grécia em Tóquio. Atuais tricampeões olímpicos, EUA chegam sob desconfiança. Das 12 seleções, só uma não tem jogador na NBA

Marcos Paulo Lima
postado em 24/07/2021 22:08 / atualizado em 24/07/2021 23:45
Jayson Tatum, astro do Boston Celtics, mostra o caminho para a 16ª medalha de ouro dos EUA -  (crédito: Divulgação/USA Basketball)
Jayson Tatum, astro do Boston Celtics, mostra o caminho para a 16ª medalha de ouro dos EUA - (crédito: Divulgação/USA Basketball)

O torneio masculino de basquete dos Jogos de Tóquio começa neste domingo sem o deus grego que acaba de levar o Milwaukee Bucks, depois de 50 anos, ao bicampeonato na NBA, a liga profissional norte-americana. Se há alguma razão para lamentação na temporada perfeita do ala-pivô Giannis Antetokounmpo é a ausência da Grécia na Olimpíada. O país bicampeão europeu em 1987 e 2005 não participa do evento desde Pequim-2008. O mito grego tem apenas 26 anos. Logo, há tempo para carregar o país nas costas aos Jogos de Paris-2024.

Sem o MVP das finais da NBA, o Milwaukee Bucks será representado por três campeões nesta edição dos Jogos. Jrue Holiday e Khris Middleton se apresentaram às pressas ao técnico dos Estados Unidos, Gregg Popovich. Eles estão entre os 12 convocados e integram o elenco do Dream Team. Os atuais tricampeões do torneio estreiam neste domingo contra a França, às 9h30 (o SporTV 2 anuncia a transmissão). Jordan Nwora, outro heróis dos Bucks, representará a Nigéria, do badalado técnico norte-americano Mike Brown.

Por falar na Nigéria, o torneio em Tóquio é um resumo dos tempos de globalização do basquete. Dos 12 países candidados a medalhas, apenas um não tem jogadores vinculados a alguma franquia da NBA. A exceção é o Irã. Todos os jogadores da esquadra do Oriente Médio atuam no próprio país ou em times de países da Europa ou da própria Ásia.

A pré-temporada dos EUA foi tumultuada. O time amargou derrotas assustadoras para a Nigéria, uma das candidatas a surpresa em Tóquio, e diante da Austrália. Paralelamente, teve de bater de frente com um adversário invisível: o coronavírus. Alguns jogadores, como Zach Lavine, tiveram de cumprir quarentena antes do embarque para o Japão. Bradley Beal não se curou a tempo da covid-19 e foi cortado. Kevin Love sofreu lesão e é outra baixa.

O Dream Team desembarcou na Ásia com astros como Damian Lillard, Kevin Durant, Draymond Green e Jayson Tatum, mas os fanáticos pelo esporte da bola laranja lamentam a ausência de quem tinha tudo para ser o cara do time. LeBron James não está em Tóquio.

Como se não bastasse a fase de treinos tumultuada, os EUA terão pela frente na estria os carrascos da última Copa do Mundo. A França eliminou o Dream Team nas quartas de final, em 2019, na China. Os europeus contam com jogadores na NBA, como Frank Ntilikina (New York Knicks), Timothé Luwawu-Cabarrot (Brooklyn Nets), Nicolas Batum (Los Angeles Clippers), Evan Fournier (Boston Celtics) e Rudy Gobert (Utah Jazz).

A contar de Barcelona-1992, os Estados Unidos só não conquistaram a medalha de ouro nos Jogos de Atenas-2004. Foram eliminados pela Argentina nas semifinais e amargaram o bronze. Nenhum Dream Team formado depois daquele encantador na Espanha foi convincente a ponto de tirar da memória dos fãs a trupe de Michael Jordan, Larry Bird e Magic Johnson. O elenco presente em Tóquio não tem o mesmo talento e muito menos carisma semelhante. Estreará sob muita desconfiança.

Eliminado pela Alemanha na decisão no Pré-Olímpico disputado na Croácia, o Brasil está fora do torneio pela primeira vez desde a edição de Pequim-2008.

Os 12 candidatos a medalha
Grupo A: República Tcheca, França, Irã e Estados Unidos
Grupo B: Austrália, Alemanha, Itália e Nigéria
Grupo C: Argentina, Japão, Eslovênia e Espanha 

Primeira rodada

24/7
22h - Irã x República Tcheca

25/7
1h40 - Alemanha x Itália
5h20 - Austrália x Nigéria
9h - França x EUA

26/7
1h40 - Argentina x Eslovênia
9h - Japão x Espanha  

Convocados

Armadores

Damian Lillard (Portland Trail Blazers) e Jrue Holiday (Milwaukee Bucks).

Alas 

Devin Booker (Phoenix Suns), Keldon Johnson (San Antonio Spurs), Khris Middleton (Milwaukee Bucks), Zach LaVine (Chicago Bulls) e Jayson Tatum (Boston Celtics).

Alas-pivô

Kevin Durant (Brooklyn Nets), Draymond Green (Golden State Warriors) e Jerami Grant (Detroit Pistons)

Pivôs

Bam Adebayo (Miami Heat) e JaVale McGee (Denver Nuggets)

Programe-se para ver o Dream Team

25/7 - 9h: EUA x França

28/7 - 1h40: EUA x Irã

30/7 - 9h: EUA x República Tcheca

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação