TÓQUIO 2020

‘Besuntado de Tonga’ reaparece na abertura das Olimpíadas e movimenta redes sociais

Atleta ficou famoso em solo brasileiro após desfilar na Rio 2016. Em Tóquio, ele dividiu as atenções com outro esportista, dessa vez da ilha de Vanuatu

Talita de Souza
postado em 23/07/2021 11:52 / atualizado em 23/07/2021 15:11
 (crédito: Twitter/Reprodução)
(crédito: Twitter/Reprodução)

‘Adotado’ pelo povo brasileiro na última abertura da Olímpiadas do Rio de Janeiro, em 2016, Pita Taufatofua, atleta de taekwondo de Tonga, reapareceu na abertura dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020, nesta sexta-feira (23/7), e movimentou as redes sociais. No Twitter, o nome do país se tornou o quinto assunto mais comentado do Brasil.

O esportista foi apelidado de Besuntado de Tonga pelo povo brasileiro após aparecer na abertura no Estádio Maracanã, Rio de Janeiro, com o corpo musculoso coberto de óleo de coco, balançando a bandeira do país enquanto vestia uma espécie de “saia” típica nacional. Tonga é uma ilha localizada no Sul do Pacífico.

Com a fama, assim que o desfile das delegações, tradicional rito das aberturas dos Jogos, começou, usuários das redes sociais começaram a perguntar sobre o atleta. “Será que teremos o besuntado de Tonga hoje?”, questionou um usuário. “Fica a informação: o besuntado de Tonga será o 122º a entrar”, alertou outro.

O desfile de Pita Tafatoua foi comemorado pelos internautas, que afirmaram que ele é “a maior celebridade olímpica da história”.

O fato do esportista utilizar corretamente a máscara de proteção facial contra o vírus também foi notado pelos usuários. A crítica foi para outras delegações que apareceram com o dispositivo sem cobrir o nariz; além da população em geral que não é adepta do acessório essencial para se proteger da covid-19.

Esta é a terceira vez que Pita desfila como o ‘Besuntado’. Além de 2016, ele repetiu a cena em 2018, nos Jogos de Inverno, na Coreia do Sul, mesmo com as temperaturas baixas. No Twitter, a conta oficial em portugês do Comitê Olímpico Internacional (COI) brincou com a popularidade e afirmou que Pita “já pode pedir música” pela terceira aparição. “O besuntado de Tonga marcando presença!”, escreveu a conta.

Rivalidade? Internautas comemoram novo “besuntado”

O público foi surpreendido com outro ‘besuntado’ no desfile das delegações. Desta vez, o porta-bandeira de Vanuatu, o atleta de remo Rillio Rii, também apareceu com o corpo nu coberto de óleo de coco.

O atleta de remo Rillio Rii, de Vanatu, também apareceu com o corpo nu coberto de óleo de coco
O atleta de remo Rillio Rii, de Vanatu, também apareceu com o corpo nu coberto de óleo de coco (foto: Twitter/Reprodução)

Os usuários do Twitter brincaram com o fato e afirmaram que o “duelo” entre os dois homens é a maior disputa dos Jogos de Tóquio e que “quem ganha é o povo”. O país também é uma ilha localizada no Sul do Pacífico.

 

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação