Colômbia e Peru esquentaram em campo o frio de 17 graus que fez na noite desta sexta-feira (9/7), na despedida do estádio Mané Garrincha da Copa América. Após um primeiro tempo morno, em que a Colômbia começou melhor, mas não foi efetiva, a equipe peruana quem chegou com perigo por três vezes no primeiro tempo, abrindo o placar com Yotún. O segundo tempo, porém, pegou fogo. Cuadrado empatou de falta e Luis Díaz virou. Lapadula voltou a deixar tudo igual para o Peru e, já nos acréscimos, Díaz garantiu a medalha para "Los Cafeteros" com um golaço no ângulo de fora da área. A partida terminou 3 x 2.
Aos 3 minutos de jogo, a tentativa de Barrios lançar Luis Díaz na velocidade ao ataque deu mostras de qual foi a principal arma ofensiva da Colômbia nesta Copa América. Ao lado de Cuadrado, a estrela da equipe, o atacante do Porto estava em noite estrelada na despedida da competição. A seleção colombiana até começou a partida com mais posse de bola no campo ofensivo, mas não conseguiu infiltrar a area adversária. A primeira grande chance ocorreu do lado peruano, aos 27 minutos, com o atacante Lapadula. O camisa 9 recebeu livre no meio da área de Cueva, mas tirou demais do goleiro.
O Peru, que saiu do recuo inicial, criou outra oportunidade incrível de abrir o placar aos 39 minutos, com Peña, após driblar o goleiro e chutar pelo alto. O gol peruano saiu em um contra-ataque no fim do primeiro tempo. Peña se redimiu ao começar uma jogadaça com um chapéu em cima do Cuéllar e passar para Cueva. O ex-volante do Vasco conduziu em velocidade pela esquerda, cortou para o meio e passou na medida para Yotún, na entrada da área, apenas tirar do goleiro.
A Colômbia voltou ligada para o segundo tempo e bastou 3 minutos para chegar ao gol de empate, em cobrança de falta. Cuadrado bateu colocado, a bola passou no meio da barreira e entrou no canto do goleiro Gallese. Aos 12, foi a vez de Lapadula acertar o travessão, em jogada de velocidade do Peru. A partida havia esquentado de vez. Aos 20 minutos, Luis Diaz marcou o gol da virada colombiana após contra-ataque puxado por Cuadrado. E, aos 37, Lapadula voltou a deixar tudo igual ao marcar de cabeça após escanteio cobrado por García.
Mas a noite era mesmo para presentear a bela campanha de Luis Díaz. Quando o jogo caminhava para a decisão nos pênaltis, o camisa 14 colombiano tabelou com Muriel, que devolveu de calcanhar para Díaz, que acertou o ângulo em um golaço marcado da entrada da área já nos acréscimos. O camisa 14 da Colômbia chegou ao quarto gol dele na Copa América. Com essa pintura, a Colômbia fechou a participação na competição com um jogão, digno do crescimento que teve na fase eliminatória, e o honroso terceiro lugar.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.