A primeira rodada do Campeonato Brasileiro já contará com uma grande partida: Flamengo e Palmeiras se enfrentam hoje, às 16h, no Maracanã. Em abril, as duas equipes tiveram um último encontro bem tumultuado, quando, em jogo único, decidiram a Supercopa do Brasil. Depois de um empate por 2 x 2 no tempo normal, com dois gols de Raphael Veiga pelo Verdão, e Arrascaeta e Gabigol para o Rubro-Negro, os cariocas levaram a melhor na disputa de pênaltis.
A expectativa para este novo embate é grande. São duas das equipes mais fortes do Brasil. Desde 2017 os paulistas não dominam sobre os cariocas. Além disso, o Verdão chega para a partida com um calendário mais apertado desde o início do ano. Até o momento, o Palmeiras já disputou 44 jogos desde janeiro. Dentre compromissos pelo Brasileirão, Libertadores, Copa do Brasil, Mundial, Recopa Sulamericana, Supercopa do Brasil e Paulista, o time teve 21 vitórias, 11 empates e 12 derrotas, registrando um aproveitamento de 56% nesse recorte.
Enquanto isso, o Flamengo entrou em campo 34 vezes em 2021, dez jogos a menos do que o seu adversário de hoje. Dentre partidas válidas pelo Brasileirão, Supercopa do Brasil, Libertadores e Carioca, a equipe venceu 20 jogos, empatou oito e perdeu seis, tendo um aproveitamento de 66% dos pontos disputados.
A escalação
Hoje, Palmeiras e Flamengo entram em campo com o que têm de melhor. Como já estava garantido na primeira colocação de sua chave na Libertadores, o Verdão preservou os seus principais jogadores contra o Universitario-PER, permitindo que o time seja escalado com força máxima no Maracanã.
Por parte do Fla, a preparação para o confronto foi fechada ontem pela manhã. O técnico Rogério Ceni deve mandar a campo a capacidade máxima rubro-negra. Ele conta com o retorno de Willian Arão e de Bruno Henrique. A dupla cumpriu suspensão automática no empate com o Vélez Sarsfield, na quinta-feira, pela Libertadores. Desta forma, Gustavo Henrique e Pedro voltam para o banco. O volante Gerson, alvo do interesse do Olympique de Marselha, também está relacionado.
O Flamengo deve começar com a seguinte escalação: Diego Alves; Isla, Willian Arão, Rodrigo Caio e Filipe Luís; Diego, Gerson, Éverton Ribeiro e Arrascaeta; Bruno Henrique e Gabigol.
Também ontem de manhã, o Palmeiras realizou na Academia de Futebol o último treino antes da estreia da equipe no Campeonato Brasileiro. Depois de contar apenas com parte dos jogadores na sexta-feira, Abel Ferreira comandou o seu grupo completo na atividade desta manhã. Assim, definiu a equipe que entrará em campo para duelar com o Flamengo, ajustando os últimos detalhes para o jogo do Rio de Janeiro.
O técnico português dividiu o elenco em duas equipes. Em um primeiro momento, os jogadores trabalharam bolas paradas, com foco no posicionamento e movimentações específicas. Em seguida, os atletas participaram de uma atividade de enfrentamento de 11 contra 11, em campo reduzido. Por fim, enquanto alguns praticaram cobranças de pênaltis, outros treinaram finalizações a gol.
Renan, que ficou de fora da partida contra o Universitario por conta de um trauma no joelho esquerdo, treinou normalmente pelo segundo dia consecutivo e deve ser escalado neste domingo. Enquanto isso, Breno Lopes realizou atividades com bola junto ao grupo de apoio, ainda em transição física. Kuscevic, Marcos Rocha e Gabriel Verón alternaram trabalhos nas dependências internas do CT e no gramado.
Como Abel poupou a maioria de seus principais jogadores no meio da semana, o Palmeiras fará a sua estreia no Campeonato Brasileiro com a sua força máxima. Um provável time para a partida contra o Flamengo é: Weverton; Luan, Gustavo Gómez, Renan; Mayke (Gabriel Menino), Felipe Melo, Patrick de Paula, Raphael Veiga, Victor Luis (Viña); Rony e Luiz Adriano.
Retrospecto entre os clubes:
119 jogos
46 vitórias do Palmeiras
40 vitórias do Flamengo
196 gols do Palmeiras
175 gols do Flamengo
33 empates
Palmeiras
44 jogos desde janeiro
21 vitórias
11 empates
12 derrotas
56% de aproveitamento
Flamengo
34 jogos desde janeiro
20 vitórias
8 empates
6 derrotas
66% de aproveitamento