O Santos tem duas missões hoje para obter vaga às oitavas de final da Libertadores: Vencer o Barcelona de Guayaquil, no Equador, às 21h, pela última rodada da fase de grupos, e torcer para que o The Strongest não seja derrotado pelo Boca Juniors, em La Bombonera, Buenos Aires.
Somente com esta combinação de resultados, o time da Vila Belmiro, vice-campeão na temporada passada, estará na fase de mata-mata da principal competição sul-americana. O Santos tem seis pontos no Grupo C, assim como o The Strongest, contra sete do Boca. O Barcelona, com 10, já está classificado.
A equipe do técnico Fernando Diniz foi para o Equador sem seu principal jogador, o atacante Marinho, que está recuperado de uma lesão na coxa esquerda, mas sem condições físicas para atuar na partida. Alison e Jean Mota também estão fora do jogo. Ambos cumprirão suspensão.
No primeiro duelo, os equatorianos venceram por 2 x 0. Hoje, não poderão contar com Mario Pineida e o meia uruguaio Bruno Piñatares, suspensos por causa do acúmulo de cartões amarelos.
Eliminado na primeira fase do Paulistão, o Santos teve uma semana de preparação para a partida. O Barcelona jogou com um time misto pelo Equatoriano, frente ao Olmedo e assim mesmo venceu por 4 x 0, assumindo o segundo lugar na liga nacional.