Desprestigiada pela Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) e pelo Comitê Organizador da Copa América de 2019 ao ficar fora da lista das cinco cidades-sede da última edição do principal torneio de seleções do continente — realizado no Rio, São Paulo, Belo Horizonte, Salvador e Porto Alegre —, Brasília passou de ignorada a amiga de primeira hora do presidente da entidade, o paraguaio Alejandro Domínguez.
Um mês depois de dar asilo ao jogo do Santos contra o San Lorenzo pela fase preliminar da Libertadores; à final da Recopa Sul-Americana entre Palmeiras e Defensa y Justicia; e de atender algumas solicitações dos cartolas, como a flexibilização das restrições no Distrito Federal na fase mais aguda da pandemia; a capital do país ganhou como uma das recompensas a final em jogo único da Copa Sul-Americana 2022. A entidade também deixou as portas abertas para uma decisão mais badalada no futuro, a da Libertadores.
Na semana de abril em que os eventos da Conmebol passaram por Brasília, o horário do fechamento dos restaurantes passou das 19h para 21h. Na época, o Correio apurou que havia certo incômodo dos dirigentes com as restrições e busca por informações sobre os horários do toque de recolher e do funcionamento dos serviços para as chamadas cortesias aos convidados. Eventos como a Libertadores e a Sul-Americana atraem jantares de negócio. Até o horário para os eventos esportivo foi esticado naquele período até 22h. Decidida nos pênaltis depois de empate no tempo normal e na prorrogação, a final da Recopa Sul-Americana invadiu a madrugada candanga.
A reportagem apurou que o estafe da Conmebol havia gostado da logística da cidade, dos tratamentos dados pelo GDF e a Arena BSB aos eventos e estava inclinado a trazer outros jogos para o DF. Coincidentemente, a final da Libertadores 2022 foi designada para a uma cidade que estendeu a mão à Conmebol em meio à crise sociopolítica e econômica na Colômbia. O Estádio Momumental, em Guayaquil, receberá a decisão no ano que vem.
Brasília também “deu sorte” nos bastidores da escolha das sedes das finais de 2021 e de 2022. O Mané Garrincha era favorito a receber a decisão deste ano da Sul-Americana. Tinha como maior rival o Beira-Rio, em Porto Alegre. No entanto, a Conmebol fechou combo com Montevidéu. A capital uruguaia assinou pacote com direito às finais da Sul-Americana, em 6 de novembro, e da Sul-Americana, duas semanas depois, no dia 20.
Ao “comprar” uma final e levar duas, Montevidéu atendeu, indiretamente, os interesses de Brasília. A Arena BSB, concessionária responsável pela administração do Mané Garrincha, tinha preferência por receber a decisão da Sul-Americana em 2022 por um motivo óbvio: a firma projeta que, até lá, o público vacinado terá retornado aos estádios. Como a capital era favorita para abrigar a decisão da Sul-Americana 2021, havia certo desânimo com a possibilidade de abrigar mais uma decisão sem plateia neste ano. Foi assim na Supercopa do Brasil e na Recopa Sul-Americana, ambas no mês passado.
Há um porém. Como as finais dos torneios da Conmebol passaram a ser disputadas em novembro, há risco de que elas sejam esvaziadas caso o calendário seja mantido devido ao clima de Copa. O Mundial do Qatar-2022 começará em 21 de novembro do ano que vem. Muitos jogadores convocados podem estar com suas seleções desde o início do mês participando do período de aclimatação no Oriente Médio e dos últimos amistosos. A expectativa é de que a Conmebol antecipe seus eventos para encerrá-los em outubro, a fim de evitar prejuízo aos seus produtos.
Com a Sul-Americana, o Mané ganha mais um evento internacional. Recebeu Copa das Confederações 2013, Copa 2014 e os torneios de futebol nos Jogos do Rio-2016. No ano passado, a arena passou perrengue. Recebeu só oito jogos. Neste, acumula 11 partidas de futebol, incluindo a finalíssima do Candangão entre Brasiliense e Ceilândia, amanhã.
Finais da Conmebol
Libertadores 2021
Estádio Centenário, Montevidéu (Uruguai)
Sul-Americada 2021
Estádio Centenário, Montevidéu (Uruguai)
Libertadores 2022
Estádio Monumental, Guayquil (Equador)
Sul-Americada 2022
Estádio Mané Garrincha, Brasília (Brasil)