Foi com enorme dificuldade, na base da estratégia, mas Lewis Hamilton ganhou pela sexta vez o GP da Espanha de Fórmula 1, cinco delas seguidas, no Circuito da Catalunha, nos arredores de Barcelona. Pole position, o inglês da Mercedes chegou à 98ª vitória da carreira ao devolver a ultrapassagem da largada em Max Verstappen, da Red Bull, restando seis voltas para o fim da prova. Após ficar para trás na curva 1, Hamilton andou o tempo todo com o holandês à frente e só conseguiu a redenção ao optar por uma segunda troca de pneus e tirar mais de 22 segundos de desvantagem com bela prova de recuperação.
Hamilton ampliou a vantagem na liderança do Mundial de Pilotos para 14 pontos sobre o rival da Red Bull. Subiu para 94 contra 80 de Verstappen. O finlandês Valtteri Bottas completou o pódio e recuperou a terceira colocação na classificação geral, agora com 47 pontos. "Grande trabalho", agradeceu o inglês, que festejou a "grande estratégia" adotada no Circuito da Catalunha. Por outro lado, o holandês lamentou a maior velocidade dos carros da Mercedes. Foi consolado e parabenizado pela ótima corrida em situações adversas.
O Grande Prêmio espanhol contou com a presença de mil torcedores, espalhados nas arquibancadas da reta principal com o devido distanciamento social. Hamilton festejou a volta do público às pistas e agradeceu o apoio da torcida ao ver a bandeira da Inglaterra. Apesar de ter seus dois pilotos no pódio, a largada não foi boa para a Mercedes. Verstappen foi arrojado e ultrapassou Hamilton, quase tocando o inglês, ao final da reta. Bottas perdeu a terceira posição no grid para Charles Leclerc, da Ferrari, que o passou por fora pouco depois da primeira curva.
Em um circuito de difícil ultrapassagem, Verstappen sabia que sua chance para tentar vencer na Catalunha era arriscar na largada. Não fosse a direção defensiva de Hamilton, a corrida de ambos poderia terminar na primeira curva. O inglês tirou o carro e evitou a colisão. Irritado com erro no treino de sábado, o japonês Yuki Tsunoda completou seu fim de semana desastroso com apenas oito voltas na Espanha. O motor do carro da AlphaTauri apagou e ele teve de abandonar a prova, exigindo a entrada do safety car. Os primeiros colocados mantiveram suas posições na relargada.
As emoções ficaram para os pit stops. Verstappen optou por parar primeiro, mas perdeu tempo na troca. Hamilton queria abrir vantagem na pista para voltar na frente do holandês. Na volta 29, o heptacampeão parou. Saiu quase cinco segundos atrás de Verstappen. Bottas recuperou a terceira posição com a parada de Leclerc, que ficou bem para trás do trio da frente. Em apenas cinco voltas, Hamilton baixou a vantagem e encostou novamente no carro da Red Bull para brigar pela liderança. Mesmo colado, não conseguia ultrapassagem. Optou, então, por nova troca na volta 43, justamente quando Verstappen reclamava de problemas na aderência dos pneus.
Ficou mais de 22 segundos atrás. O inglês tentava repetir a estratégia vencedora de 2020 e sua primeira volta foi a mais rápida da corrida. Restando 15 voltas, Hamilton tinha 10 segundos atrás de Verstappen. Isolado na frente, Verstappen travava batalha pelo rádio com seu engenheiro ao questionar como faria para andar rápido e economizar pneu em simultâneo. Hamilton continuou a caça e conseguiu a ultrapassagem restando seis voltas. Com pneus desgastados, o holandês nada pôde fazer para defender a posição. Acabou abrindo mão da estratégia de uma troca apenas para buscar o ponto extra de volta mais rápida. Colocou o pneu macio e ainda voltou na frente de Bottas. Fez 1min18s149 e se conformou com o ponto extra.
"Eu estava para tentar ultrapassá-lo antes de parar e realmente fiquei dividido. Entro ou ignoro o chamado e fico na pista? Obviamente, fiz o que o time pediu e, naturalmente, fiz, pois existe uma grande confiança entre nós", avaliou o vencedor. "Eu queria agradecer a todos os fãs que estão aqui. É ótimo vê-los. Eu me sinto excelente. Foi uma ótima estratégia da equipe. Que dia!", disse, ao festejar sua quinta vitória seguida no circuito espanhol.
GP da Espanha
1. Lewis Hamilton (Mercedes)
2. Max Verstappen (Red Bull)
3. Valtteri Bottas (Mercedes)
4. Charles Leclerc (Ferrari)
5. Sergio Pérez (Red Bull)
6. Daniel Ricciardo (McLaren)
7. Carlos Sainz Jr. (Ferrari)
8. Lando Norris (McLaren)
9. Esteban Ocon (FRA/Alpine)
10. Pierre Gasly (AlphaTauri)
10. Pierre Gasly (AlphaTauri)
11. Lance Stroll (Aston Martin)
12. Kimi Raikkonen (Alfa Romeo)
13. Sebastian Vettel (Aston Martin)
14. George Russell (Williams)
15. Antonio Giovinazzi (Alfa Romeo)
16. Nicholas Latifi (Williams)
17. Fernando Alonso (Alpine)
18. Mick Schumacher (Haas)
19. Nikita Mazepin (Haas)
Não completou a prova: Yuki Tsunoda (AlphaTauri)