O primeiro clássico entre Gama e Brasiliense pelo Campeonato Candango 2021 foi marcado pelo duelo entre o experiente atacante Zé Love e o jovem goleiro Matheus Rodrigues. Após três finalizações com endereço certo do artilheiro, de 33 anos, serem barradas pelo talento do arqueiro, de 22, o camisa 9 do Jacaré, enfim, levou a melhor sobre o garoto e abriu o placar da partida disputada na tarde de ontem. Além do confronto entre os protagonistas, o jogo teve direito a pênalti, expulsão e outros dois gols. Ao fim, melhor para o clube de Taguatinga, que venceu o maior rival por 2 x 1.
O clássico candango válido pela terceira rodada começou movimentado. A primeira investida do Brasiliense foi com Mario Henrique, aos 8 minutos, que acabou em defesa do Matheus. Aos 12, Gustavo Lila, outra jovem promessa do Gama, quem obrigou o goleiro Edmar Sucuri trabalhar pelo lado do time amarelo. Não demorou para o torcedor que acompanhou o jogo pela internet perceber que as entradas dos dois lados começaram a ficar mais duras e os ânimos, exaltados.
O enredo principal do jogo, porém, começou a ser escrito aos 27 minutos. Em jogada bem trabalhada desde o campo defensivo, o lateral Mario Henrique encontrou Zé Love livre dentro da área, de frente para o goleiro. O atacante com título de Libertadores nas costas não costuma perder oportunidades como essa. Mas Matheus Rodrigues operou o primeiro milagre diante do ex-jogador do Santos.
Nos acréscimos do primeiro tempo, o camisa 9 do Brasiliense sofreu uma falta centralizada na entrada da área. Ele mesmo cobrou, com categoria e endereço certo no canto direito do goleiro. Mas Matheus se esticou todo para impedir novamente a comemoração de Zé Love. Após muitas chances de gol criadas pelos dois times, a partida foi para o intervalo com o placar zerado por mérito principalmente dos goleiros.
O Brasiliense melhorou muito no segundo tempo com as mudanças no intervalo. Peninha e Carlos Eduardo entraram no lugar de Maicon Assis e Jefferson Maranhão. Com um segundo tempo ainda mais eletrizante, a estrela do Matheus voltou a brilhar aos 7 minutos. Zé Love completou o cruzamento que veio da direita para o gol praticamente a queima roupa do goleiro, que defendeu a finalização com a mão esquerda.
O Gama também ofereceu perigo. Caíque, por exemplo, só não marcou por causa da boa defesa do Sucuri. Mas o placar só saiu do zero após muito insistência. Quando o Jacaré já estava melhor em campo, o zagueiro Gustavo Henrique deu um chutão do campo defensivo para o ataque. Dentro da área, Zé Love apostou na raça e, finalmente, conseguiu levar a melhor sobre a cria da base do Gama. Sozinho de frente para o Matheus, Zé Love apenas tirou do goleiro com um toquinho para, enfim, balançar as redes e desencantar na partida.
Na frente no placar, o Brasiliense deslanchou. Dois minutos depois, Peninha cruzou da entrada da área pelo lado esquerdo e encontrou Sandy livre dentro dá área para ampliar de cabeça para o Jacaré, em 2 x 0. Após o balde de água fria, o Gama encontrou forças já no fim do jogo. Aos 43, a bola bateu no braço do zagueiro Gustavo Henrique na área e o árbitro marcou pênalti. Caíque bateu no canto direito do Sucuri, que ainda tocou na bola, mas não o suficiente para impedir o gol.
Ao tentar pegar a bola para recomeçar a partida, porém, o autor do gol deu um chega para lá em Sucuri e acabou expulso. Sem mais tempo para tirar a diferença, o Periquito somou a segunda derrota no torneio, essa por 2 x 1, em três partidas disputadas até o momento. Com apenas 3 pontos, o Gama amarga a quarta colocação do grupo A. Já o Brasiliense soma a terceira vitória com 100% de aproveitamento e figura na liderança da chave B.
Os próximos compromissos dos dois clubes estão marcados para sábado, às 15h30. O Jacaré recebe o Real Brasília, enquanto o Periquito visita o Santa Maria. Neste ano, o Candangão é disputado em formato mais curto, com seis jogos para cada equipe na primeira fase. Ao fim, os quatros mais bem classificados de cada chave avançam para a fase eliminatória e os dois últimos são rebaixados.
Classificação
Grupo A
P J V SG
1. Taguatinga 9 3 3 6
2. Unaí 6 3 2 1
3. Luziânia 6 3 2 -2
4. Gama 3 3 1 0
5. Samambaia 1 3 0 -3
6. Real Brasília 1 3 0 -4
Grupo B
P J V SG
1. Brasiliense 9 3 3 7
2. Capital 9 3 3 5
3. Ceilândia 6 3 2 0
4. Santa Maria 1 3 0 -2
5. Sobradinho 1 3 0 -3
6. Formosa 0 3 0 -5