Pelo menos fora de campo, o Campeonato Candango 2021 começou. Ontem, a Federação de Futebol do Distrito Federal (FFDF) realizou uma reunião do conselho arbitral para definir, com os 12 clubes participantes da próxima temporada do torneio local, os detalhes do regulamento. A principal modificação promovida foi no modelo de disputa do torneio, que passará a ter quatro fases, em vez do sistema de pontos corridos com mata-mata que vigorou nos últimos anos.
A proposta da FFDF, aprovada por sete dos 11 clubes presentes na reunião — o Sobradinho, ainda sem gestão, foi a ausência —, dividiu as equipes em dois grupos. Na primeira fase, as equipes jogam em turno único entre os agrupamentos indicados (A x B). Ao fim das seis rodadas, os quatro melhores de cada chave avançam para um quadrangular, enquanto os dois piores times das chaves serão rebaixados para a segunda divisão do Candangão.
Nas chaves encurtadas com os melhores de cada grupo, serão disputadas mais três partidas, com novamente os dois melhores times avançando para um novo quadrangular. Nesta fase, haverá disputa entre todos os classificados com jogos de ida e volta, totalizando seis rodadas. Os dois maiores pontuadores das chaves serão enviados para a quarta e última fase, com uma final em partida única para definir o campeão do Distrito Federal na temporada de 2021.
O presidente da FFDF, Daniel Vasconcelos, explicou que a mudança atenderá dois anseios da entidade. “O campeonato fica mais atrativo no formato de grupos. Conseguimos reduzir de 80 jogos para 59. Isso, no final, dá uma redução de R$ 100 mil nos custos da FFDF, pois custeamos ambulância e arbitragem. Tivemos um ano difícil e vamos iniciar 2021 sem garantia de volta do público. Então, não teremos outra receita”, explicou.
A temporada 2021 do torneio local terá bola rolando em 20 de fevereiro. A final única está prevista para 16 de maio. Assim como em 2020, o torneio terá transmissão da TV Brasília.