BRASILEIRÃO

Abel degusta porco acebolado

Português vê Palmeiras vencer Atlético-MG por 3 x 0 sob a batuta de Andrey Lopes e herda time confiante após quatro vitórias seguidas

O meia Zé Rafael disse ontem, após a vitória por 3 x 0 sobre o Atlético-MG, no Allianz Parque, pela 19ª rodada do Brasileirão, que o técnico português Abel Ferreira assumirá o Palmeiras com o espírito de luta renovado.

“Em alguns jogos atrás nossa equipe deixou de competir. A gente sabe que o Brasileiro exige muito isso. Se entrarmos meia-boca, o jogo não flui. Acho que conseguimos recuperar esse espírito de luta competindo muito”, disse o jogador, autor de linda assistência para o terceiro gol alviverde marcado por Wesley.

Zé Rafael elogiou o trabalho realizado pelo interino Andrey Lopes, o Cebola, que substituiu Vanderlei Luxemburgo, em 14 de outubro. “Eu espero que o professor que vai assumir (Abel Ferreira) consiga encaixar a maneira de trabalho dele. Acho que o Andrey deixa um bom trabalho, conseguiu retomar a confiança, encaixar uns setores que não estavam encaixados.”

O jogador demonstrou expectativa para saber qual o estilo de trabalho do novo comandante palmeirense. “Espero que o Abel consiga dar sequência ao trabalho. Ainda não conhecemos ele, mas tenho certeza que a diretoria vai nos apresentar para ele no melhor momento.”

Abel Ferreira vai estrear no comando do Palmeiras na quinta-feira, no Allianz Parque, no jogo de volta das oitavas de final da Copa do Brasil. No primeiro jogo, o time alviverde venceu por 3 x 1, em Bragança Paulista.

O treinador desembarcou na manhã de ontem em São Paulo para começar a trajetória como técnico do Palmeiras. No aeroporto, falou rapidamente com a imprensa. Ele garantiu estar motivado para “fazer história” e novamente apontou a grandeza do clube alviverde como fator determinante para aceitar a proposta.

“Peço desculpas porque estou muito cansado, foram dias muito intensos, fuso horário diferente, viagem de noite, mas sem dúvidas estou com muita motivação de fazer história aqui”, afirmou. “É um grande clube, com um grande elenco, uma grande academia, oferece todas as condições para um profissional ter sucesso. Isso que me seduziu”, explicou.

Abel Ferreira deixou o PAOK, da Grécia, para acertar com o Palmeiras e substituir Vanderlei Luxemburgo, demitido há quase 20 dias. Ele será o primeiro português da história do clube, o oitavo europeu e o 23º estrangeiro. O contrato tem validade até o fim de 2022.

“Tinha mais dois anos de contrato, todas as partes tiveram de abdicar. Sabemos que a exigência e cobrança aqui são grandes, mas é assim que gosto de ver o futebol, com exigência máxima porque só assim conseguimos estar no topo”, frisou o novo comandante, que acompanhou a partida contra o Atlético-MG, ontem, nas tribunas do Allianz Parque. Antes, o técnico foi à Academia de Futebol para conhecer as instalações do clube e os novos comandados.

Réver critica erros do Galo

Após a derrota de ontem por 3 x 0 para o Palmeiras, o zagueiro Réver não quis enaltecer a atuação do rival e optou por apontar as falhas do Atlético-MG, que levaram o time a perder nova oportunidade de assumir a liderança e aumentar a série negativa de quatro jogos sem vitória.

“Não é o Palmeiras que acertou tão bem a marcação, a gente acabou errando transições, fortalecendo o que eles têm proposto nas partidas. Falhamos nesta parte de transição. Quando você peca contra uma grande equipe, o resultado não é outro. Agora temos um jogo em casa para voltar a vencer”, disse, referindo-se ao duelo de domingo com o Flamengo.

A derrota também fez enxergar a necessidade de o Atlético reforçar o setor ofensivo. Apesar de Sampaoli não gostar de montar sua equipe com um homem de finalização, o time alvinegro deu mostras de que precisa de um ‘matador’ para conseguir empurrar a bola para rede. Vale lembrar que o clube vendeu Alerrandro para o Bragantino e dispensou Ricardo Oliveira, que está no Coritiba. O Atlético-MG é o terceiro colocado, com 32 pontos, três a menos do que o Flamengo e do líder Internacional, mas com uma partida ainda a ser realizada.

Grêmio dribla treta entre Renato e Maicon e vence em casa

O Grêmio “acordou no segundo tempo e derrotou o Red Bull Bragantino por 2 x 1, ontem, no encerramento da 19ª rodada, a última do primeiro turno do Campeonato Brasileiro. O time comandado por Renato Gaúcho marcou dois gols em três minutos e decidiu o jogo no segundo tempo, após 65 minutos de apatia e falhas técnicas em campo.

Com o resultado, o Grêmio emplacou a terceira vitória seguida na temporada (incluindo jogo da Copa do Brasil), algo raro neste ano. Chegou aos 27 pontos, na oitava colocação, e começa a vislumbrar o G-4. O Bragantino estacionou nos 19, na 18ª posição, dentro da zona de rebaixamento.

Grêmio e Bragantino fizeram um duelo de tempos opostos, com um primeiro tempo morno e sem graça. E com um início de segunda etapa semelhante, só alterada quando o Grêmio abriu o placar. O time gaúcho contou com a estreia de Churín e também com desconforto no vestiário.

Maicon deixou o gramado irritado com Renato Gaúcho, que precisou encarar também o incômodo de Pepê, ao ser substituído nos minutos finais. Mas foi logo depois das mudanças no meio-campo, incluindo a saída de Maicon e as entradas de Isaque e Lucas Silva, que o Grêmio deslanchou em campo e buscou os gols.

Na saída de campo, David Braz falou sobre a revolta de Maicon. “Ele achou que não conseguia mais continuar no jogo. Cada um sabe até onde vai. Ele conversou com o professor e é isso. Todo mundo tentou ajudar o máximo que deu”, ponderou o zagueiro. “Sabíamos que enfrentaríamos uma equipe organizada , com jogadores de qualidade, mas conseguimos os três pontos”, comemorou.