Doménec Torrent parecer ter encontrado o ponto de equilíbrio do Flamengo. Próximo de completar três meses à frente do time carioca, o técnico catalão completou, ontem, 12 jogos seguidos sem derrota ao vencer o Athletico-PR por 1 x 0, na Arena da Baixada, em Curitiba, no duelo de ida das oitavas de final da Copa do Brasil. O resultado dá ao tricampeão (1990, 2006 e 2013) a vantagem do empate no Rio. Bruno Henrique balançou a rede, mas Hugo Souza foi o nome da noite ao pegar pênalti de Walter.
O gol da partida foi marcado no início do primeiro tempo. Com marcação bem posicionada, toque de bola, paciência e eficiência no ataque, o Flamengo chegou rapidamente ao primeiro diante de um Athletico-PR fragilizado após três trocas de técnico na temporada. Depois de Dorival Júnior e de Eduardo Barros, o improvisado Paulo Autuori comandou o atual campeão do torneio. Ele desembarcou em Curitiba para ser coordenador técnico.
Oportunista, Bruno Henrique balançou a rede depois de uma bela trama pela direita. O lateral Isla cruzou na cabeça do centroavante Pedro, que dividiu pelo alto com o goleiro Santos. A bola bateu na trave e voltou nos pés de Bruno Henrique. Ele só teve o trabalho de empurrá-la para a rede, aos 19 minutos do primeiro tempo. Bruno Henrique chegou a 15 gols na temporada contra 16 de Gabriel Barbosa e 17 de Pedro.
O jogo estava fácil para o Flamengo, mas o time não conseguiu ampliar o placar na etapa inicial. O Athletico apostava nos contra-ataques e nos chamados lances de bola parada. Em um deles, o centroavante Walter disparou míssil em cobrança de falta e o goleiro Hugo Souza fez uma belíssima defesa espalmando a bola corretamente para o lado.
Cotado para começar jogando depois de quase dois meses lesionado, o titular Diego Alves assistiu, do banco, a show do goleiro revelado pelo Flamengo. Hugo Souza protagonizou milagres no segundo tempo em finalizações do Furacão após arremates de Nikão, Walter e Reinaldo. Virou herói de vez ao saltar no canto direito e pegar pênalti de Walter.
Em ritmo de treino, o Flamengo recuou à espera do contra-ataque e tomou pressão dos donos da casa. As finalizações mais perigosas partiram de Pedro e de Bruno Henrique, mas eles não acertaram o alvo de Santos.
Neste sábado, o Flamengo receberá o São Paulo, no Maracanã, pela última rodada do primeiro turno do Campeonato Brasileiro. O Athletico enfrentará o Sport, domingo, na Ilha do Retiro.