Dia Mundial do Meio Ambiente

Plante essa Ideia

Sustentabilidade, empreendedorismo, cidadania, economia, política. Consegue traçar uma relação entre esses cinco conceitos? Pois saiba que eles estão intimamente ligados. É fácil perceber, por exemplo, que um acidente ambiental causa enorme prejuízo econômico. Nem todo mundo repara, porém, que o empreendedorismo sustentável pode reduzir os gastos da empresa, abaixar o preço dos produtos e aquecer o mercado. Uma política pública voltada para a sustentabilidade tem potencial de mudar o comportamento da sociedade e influenciar em diversos tipos de empreendedorismo. Nessa realidade integrada, a ação em uma determinada área desencadeia reações nas outras.


Essa compreensão holística do meio ambiente é fundamental para o avanço da sustentabilidade no planeta. A iniciativa em defesa da natureza precisa vir de todas as esferas da sociedade. "Precisamos entender a sustentabilidade como algo multidisciplinar", afirma Marcel Bursztyn, professor da UnB. E a base de tudo é educar as próximas gerações para que os mesmos erros não sejam cometidos novamente. "A luta precisa ser do governo, das empresas, das organizações não-governamentais e dos cidadãos", acrescenta Nilo D'avila, coordenador de campanhas do Greenpeace. Os desafios são grandes, mas é possível observar iniciativas importantes e positivas. É isso que o Correio apresenta nesse Dia Mundial do Meio Ambiente.

O leitor poderá entender que a sustentabilidade é uma noção que pode ser adquirida ainda na infância. Cuidar do meio ambiente equivale a manter outros hábitos diários como tomar banho, escovar os dentes, praticar exercício. Ao assimilar esses valores desde cedo, torna-se mais fácil a criança agir de forma sustentável quando chegar à vida adulta. Novamente, nesta fase, é possível viver em harmonia com o meio ambiente. É o caso da engenheira florestal Soraia Melo, que mora em uma casa ecologicamente correta, com aproveitamento máximo de luz natural e consumo de água. A consciência ambiental também é capaz de mover empresas, que reduzem custos de produção por meio de reaproveitamento de insumos. Há, por fim, os programas oficiais do governo, como o trabalho de reciclagem de lixo com cooperativas de catadores do DF. Na defesa do meio ambiente, todos têm um papel a cumprir. E uma ideia a semear.

publicidade