A ex-ponteira do time de vôlei brasileiro Isabel Salgado, um dos grandes nomes do esporte, morreu nesta quarta-feira (16/11), aos 62, devido às consequências de uma síndrome aguda respiratória (SARA). A ex-atleta chegou a ser internada no Hospital Sírio-Libanês, mas não resistiu.
Isabel foi indicada a equipe de transição do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT), na última segunda-feira (14/11) para a pasta de esporte. Ela chegou a participar de uma reunião virtual na segunda-feira, mas acabou internada após se sentir mal. Ela deixa quatro filhos e cinco netos.
A família ainda não se manifestou. A informação da morte foi confirmada por amigos próximos. Maria Isabel Barroso Salgado nasceu no Rio de Janeiro e disputou duas Olimpíadas no vôlei de quadra (Moscou 1980 e Los Angeles 1984) e, depois, migrou para o vôlei de praia, na década de 1990, em que foi uma das pioneiras mundiais da modalidade.
Nas quadras, foi revelada pelo Flamengo e fez história ao ser a primeira jogadora brasileira a atuar na Europa, quando jogou pelo time italiano Modena, em 1980. Isabel foi um dos nomes a carregar a tocha olímpica já no Rio, em 2016. No vôlei de praia, Isabel foi campeã mundial nas areias de Miami.
Após encerrar a carreira, ela se tornou treinadora de vôlei. Desde então, passou a cuidar também da carreira dos filhos. Isabel é mãe de Maria Clara Salgado, Pedro Solberg e Carol Solberg, todos atletas do vôlei de praia, além da primogênita, Pilar.
Lula se pronunciou em uma sequencia de postagens do Twitter. "Meus sentimentos e solidariedade aos filhos, netos, familiares e admiradores de Maria Isabel Barroso Salgado, nossa eterna Isabel do Vôlei", lamentou o petista.
"Isabel Salgado não foi apenas um símbolo para o esporte, mas também de luta na defesa de seus ideais. Seu pioneirismo no esporte abriu as portas para muitas brasileiras. Suas conquistas levaram o Brasil a outro patamar na história do vôlei feminino", completou Lula.
Cobertura do Correio Braziliense
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!
Newsletter
Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.