Depois de impasse jurídico para definição de novas datas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a prova está marcada. Ela ocorrerá, de forma presencial, em 17 e 24 de janeiro de 2020. A seleção trará a novidade da prova digital, que funcionará como um teste piloto da modalidade. A intenção do Ministério da Educação é de que a prova seja totalmente digitalizada até 2026, com implantação progressiva ao longo dos anos. Nesta edição, apenas 96 mil candidatos, do total de 5,8 milhões de inscritos, assinalaram a nova opção.
Para Rafael Cunha, pré-vestibular on-line Descomplica, o Enem digital é um experimento que precisará ser testado para avaliar a eficiência, mas trata-se de uma ideia promissora. “Se o mundo é cada vez mais digital, uma prova que vai medir o conhecimento dos jovens tem que se adequar a ele. A prova on-line não vai ser diferente no conteúdo. O que pode mudar é a forma, porque o impresso nunca vai poder ter um vídeo, um gif, ou um som. Na teoria, essa prova tende a ser mais completa”, avalia o educador.
César Nunes, do Instituto Unibanco, acredita que a modalidade tem potencial, mas sugere cautela e atenção quanto às suas consequências. “É uma tendência internacional e há vários motivos importantes para a gente pensar nisso, mas é preciso ter todos os cuidados, principalmente com a desigualdade que pode causar”, observa. Ele complementa que a modalidade tem potencial para obter sucesso no longo prazo, mas que isso depende de planejamento e de transparência.
Espera
As principais seleções de instituições públicas do Distrito Federal, no entanto, seguem indefinidas. O vestibular da Universidade de Brasília (UnB), que ocorre no meio do ano, foi adiado por tempo indeterminado e ainda não há previsão para o lançamento de um novo edital no segundo semestre. A universidade também reserva 25% de suas vagas para candidatos do Enem, mas o edital para preenchimento destas vagas ainda não tem data definida.
Em relação ao Programa de Avaliação Seriada (PAS), a UnB informa que “não houve, até o presente momento, nenhuma alteração na estrutura e na correspondência das etapas aos ciclos do ensino médio e as provas devem ocorrer assim que for possível o estabelecimento de condições de segurança para tal”.
Na Escola Superior de Ciências da Saúde (Escs), a seleção se dá por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), baseado nos resultados do Enem. O período de inscrições deve ser divulgado após a disponibilização dos resultados do exame.