Eu, Estudante

Dicas

O que pode cair na prova de linguagens do Enem

Professores de português, literatura, inglês e artes dão dicas de conteúdos mais recorrentes

A prova de linguagens, códigos e suas tecnologias contém questões das matérias de língua portuguesa, literatura, inglês ou espanhol, artes, educação física e tecnologias da informação. Uma boa interpretação de texto e análise textual são essenciais para se sair bem nessas disciplinas — é o que explica o professor de língua portuguesa do Sigma, Guilherme Alves.

Português

"Especificamente em língua portuguesa, o Enem sempre aborda questões associadas à interpretação e à composição de gêneros textuais diversos, desde os não literários, de variadas esferas de comunicação, até os literários", define Guilherme.

Além disso, costumam estar presentes no exame tópicos gramaticais como morfologia, referente a classes de palavras; sintaxe, disciplina que estuda frases, orações e períodos; regência; concordância; pontuação; e semântica.

Literatura

O professor destaca que o conhecimento de literatura é fundamental para que o candidato saia na frente na compreensão das questões. "Para além de dominar o que nós chamamos de periodização literária, ou seja, as características de cada escola literária, os principais autores e suas respectivas obras, o candidato precisa mobilizar esse conhecimento a favor do que o enunciado exige acerca do texto cobrado. Nesse sentido, é preciso entender o texto como uma produção comunicativa específica, com estruturas e finalidades próprias a cada desdobramento", ressalta.

Segundo ele, na prova de linguagens sempre há a cobrança de textos mistos, com mistura de linguagem verbal e não verbal, como charges, tirinhas e textos publicitários. "Compreender as diversas estratégias e os variados recursos utilizados na esfera comunicativa a partir das tipologias, ou tipos textuais (narração, descrição, exposição, argumentação, injunção) é muito importante também para realizar um bom exame", diz.

Artes

Arquivo pessoal - Professora de artes Luiza Mader desaconselha a decoreba

A prova de artes contém aproximadamente cinco questões. Segundo a professora do Jovem de Expressão, Luiza Paraladino, a linha cronológica do certame abrange uma enorme diversidade de produções artísticas. "Todavia, é possível observar, nas últimas provas do Enem, uma inclinação para as práticas artísticas desenvolvidas ao longo do século XX, com foco na passagem do moderno para o contemporâneo. Em vez de decorar dados biográficos e técnicos de um determinado artista ou obra, o estudante deve levar em consideração o contexto político, social e cultural dos movimentos artísticos, em especial, das vanguardas modernas e da arte contemporânea. Acima de tudo, é crucial que os candidatos tenham habilidades de leitura analítica, estética e interpretativa das obras de arte", aponta.

Línguas estrangeiras

A prova de inglês também é composta por cinco questões, o que equivale a 11% do total. Nas últimas edições do Enem, a gramática do idioma tem ficado de lado e a interpretação de texto é o tópico mais cobrado.

"Não se esqueça de sempre estar por dentro das notícias atuais, pois o Enem adora abordar temas sobre atualidades na área de língua inglesa. Faça leituras diárias de notícias em inglês para expandir seu vocabulário sobre questões de política internacional. Para isso, recomendo os sites da BBC News, The New York Time e National Geographic", diz o professor Diego Ferreira, do cursinho Jovem de Expressão.

Diego destaca que é preciso ficar atento a peguinhas na hora de ler os textos, especialmente os chamados false cognates, falsos cognatos em português, que são palavras que apresentam grafia parecida nos dois idiomas, porém com significados diferentes.

O educador afirma que as questões do Enem costumam trazer textos híbridos, compostos por texto e imagem. "Na maioria das vezes, essa imagem é uma tirinha, problematizando alguma situação de forma irônica. É preciso cuidado para não fazer extrapolação da interpretação e marcar a alternativa errada. O texto é seu amigo e as respostas que procura estão nele, então relaxe sua mente e se conecte com o que está escrito e com as imagens", aconselha.