Dieta

O que comer no dia da prova do Enem? Nutricionista dá dicas

Especialistas dão dicas de cardápio balanceado para café da manhã, almoço e lanche

Daniela Gomes Especial para o Correio
postado em 29/10/2023 06:00 / atualizado em 29/10/2023 06:00
Nutricionista Ana Dinato: sem feijoada e moqueca -  (crédito: Arquivo Pessoal)
Nutricionista Ana Dinato: sem feijoada e moqueca - (crédito: Arquivo Pessoal)
int(7)

Em períodos de estudo intenso, garantir uma alimentação adequada e manter-se devidamente hidratado são fundamentais para preservar a disposição dos estudantes. "Iniciar o dia com alimentos que proporcionam energia é sempre uma boa opção. Ninguém deseja se sentir pesado ou lento antes das provas", afirma a nutricionista Ana Luiza Dinato. 

Para o café da manhã, a profissional indica o consumo de proteínas e carboidratos de boa qualidade, como frutas, cuscuz, ovo e queijo, ou, para uma opção de consumo rápido, frutas, iogurte natural, pasta de amendoim e aveia.

No horário do almoço, é preciso fazer uma refeição que não deixe o corpo lento. "Incluiria arroz, feijão, uma fonte de proteína, como carne ou soja, uma salada com vegetais crus e cozidos, e um fio de azeite", comenta Ana Luiza. Segundo ela, é aconselhável evitar o consumo de grandes quantidades de comida ou refeições pesadas como feijoada e moqueca, além de alimentos que não fazem parte da rotina, para evitar desconforto gastrointestinal durante a prova. 

De acordo com a nutricionista, o consumo exagerado de açúcar pode atrapalhar a concentração dos candidatos. "O consumo de açúcares e alimentos ultraprocessados, como biscoitos e salgadinhos, pode prejudicar a concentração. O ideal é consumir alimentos saudáveis, em quantidades que proporcionem saciedade. Proteínas, abacate, castanhas, folhas-verdes escuras, frutas vermelhas e cacau são alimentos ricos em micronutrientes que podem auxiliar na concentração. São excelentes opções para serem incluídos na alimentação nos dias que antecedem a prova e no dia da prova em si. Uma pequena quantidade de café antes da prova pode ajudar a manter-se alerta e concentrado. Mas é importante não exagerar! O excesso de cafeína pode aumentar a ansiedade e, consequentemente, a distração", explica Ana Luiza.

Durante a prova, a recomendação da especialista é apostar em barrinhas de cereais ou sanduíches naturais. "Nesse momento, alimentos que contêm bons carboidratos e boas gorduras são ideais. Para aqueles com maior apetite, um sanduíche com pasta de frango pode ser uma opção interessante", concluiu.

É importante manter-se hidratado, já que a desidratação pode afetar o desempenho cognitivo. A recomendação da nutricionista é beber pequenos goles de água ao longo de todo o tempo da prova. "Se sentir sono, tome um pouco de água gelada, coma uma maçã ou castanhas, devido à textura crocante, ou mastigue um chiclete, para ajudar a recuperar o estado de alerta", sugere.

 

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação