Já se perguntou quais as diferenças entre os antivírus pagos e aqueles gratuitos? Nesse artigo explicamos essas diferenças e qual deles pode se encaixar melhor no seu perfil de usuário. Confira!
Muito provavelmente todos nós possuímos algum aparelho com acesso à internet, seja um computador pessoal (os PCs), um tablet, notebook ou até mesmo um smartphone. Na verdade, você deve estar usando um desses aparelhos nesse exato momento para ler esse texto!
Ao acessar a internet, devemos ter cuidado para não nos depararmos com os famosos vírus, que podem nos trazer problemas e prejuízos.
É pensando nisso que existem os antivirus, que nada mais são do que programas desenvolvidos para prevenir e eliminar esses agentes dos nossos dispositivos, em especial nossos PCs.
Nesse artigo, vamos explicar o que são esses antivírus, sua relevância, a diferença entre aqueles pagos daqueles disponíveis de maneira gratuita e qual pode se encaixar melhor para seu uso. Confira!
O que é um antivírus? Qual é a sua importância?
Os antivírus são programas desenvolvidos para nos fornecer segurança ao navegar na internet. Isso é algo fundamental nos dias de hoje, com uma rede recheada de armadilhas projetadas no intuito de nos enganar e nos levar a cair em golpes.
Eles funcionam como uma espécie de “barreira” contra essas infecções, seja prevenindo que os vírus se instalem no seu dispositivo ou eliminando-os rapidamente. Isso faz com que nossa navegação se torne mais segura e nosso PC siga na melhor funcionalidade possível.
Dentre os maiores riscos que estamos expostos na internet, destacamos os seguintes:
- Termos dados pessoais “vazados” (como senhas de sites, telefone, endereço etc.);
- Números e senhas de cartão de crédito clonados;
- Disparos de e-mails e mensagens fraudulentas em nosso nome;
- Além daqueles vírus que podem danificar nossos dispositivos até mesmo de maneira permanente.
- Quais as diferenças entre essas opções de antivírus?
- Existe no mercado uma gama de opções de antivírus disponíveis, seja para compra ou para download gratuito, o que nos traz a dúvida de quais seriam as diferenças entre esses modelos e se essas valeriam os reais a mais investidos.
Opções gratuitas
Os antivírus gratuitos apresentam uma proteção básica para seu computador, ou seja, oferecem uma cobertura contra vírus comuns, avaliam a presença de alguns malwares e bloqueiam ações de sites suspeitos, tornando seu PC mais seguro.
Existem opções que, mesmo gratuitas, ainda oferecem funcionalidades bem interessantes e que garantem uma maior segurança para o usuário, tais como:
- Bloqueadores de pop-ups;
- Verificação de segurança de rede;
- Disponibilização de um navegador seguro e proteção contra phishing.
Avast, Kaspersky e Panda são boas opções, com ótimos recursos na versão gratuita.
Tais recursos são considerados de extrema importância para a manutenção de sua segurança on-line.
No entanto, deve-se destacar que as empresas de antivírus costumam limitar a versão gratuita de seus softwares, oferecendo, de uma vez, somente uma cobertura básica ao contratante.
Desse modo, ela estará incentivando a compra do programa como um todo, o que trará mais segurança ao usuário, porém à custa de uns reais a mais de seu bolso.
Portanto, se o seu uso de internet for a lazer e sem muitos riscos digitais, priorize um antivírus que reúna a maior quantidade de benefícios possíveis!
Opções pagas
Por sua vez, os antivírus pagos oferecem uma cobertura de ameaças mais abrangente, no momento em que eles trabalham não só na eliminação das ameaças ao seu PC, mas também na prevenção de ataques comuns como roubo de contas bancárias e redes sociais.
Além de trabalhar com mais camadas de proteção, essas versões pagas ainda possibilitam o usuário a utilizar o programa em mais de um dispositivo, podendo-se utilizar o mesmo antivírus no PC, tablet e smartphone ao mesmo tempo.
Além disso, sendo as opções de antivírus pagas mais complexas, elas podem oferecer mecanismos próprios, tais como:
- Segurança de pagamentos digitais (além das ferramentas de segurança do próprio site de compra);
- Pacotes de localizador GPS para dispositivos móveis;
- Bloqueio de conteúdo adulto direto no navegador;
- VPN e um considerável espaço em nuvem.
Ou seja, as versões pagas além de fornecerem todos os benefícios das versões gratuitas, ainda oferecem opções mais complexas e refinadas para seus usuários.
Essa opção se mostra mais adequada tanto para aqueles que se aprofundam mais no mundo digital (seja realizando transações financeiras complexas, trabalhando com dados confidenciais em rede) ou para aqueles que vão além na manutenção da própria segurança digital e até mesmo de sua família.
Versões completas do próprio Kaspersky, como o Internet Security e também do BitDefender, oferecem muitos recursos importantes!
Devo pagar por um antivírus?
Caso você seja um usuário básico de internet, utilizando redes sociais, sites de compras online, utilize cartões de crédito somente em domínios seguros, além de prestar bastante atenção nos sites que frequenta e onde clicar, a opção gratuita pode ser suficiente para te proteger na internet.
Mas, nunca é demais destacar que a prevenção é a melhor forma de cuidado, então certifique-se que você está sendo prudente em suas transações e movimentos na internet, evitando ao máximo clicar em imagens e links suspeitos de sites e blogs, além de utilizar senhas distintas para sites que exigem login, por exemplo.
Porém, caso você trabalhe com dados confidenciais, serviços financeiros mais complexos, utilize seu computador em uma empresa de grande porte ou até mesmo possua uma família grande com filhos mais jovens, uma proteção extra pode ser bem vantajosa para o seu caso.
Por vezes, um pequeno investimento financeiro em um antivírus pago de qualidade pode compensar o estresse e a dor de cabeça de talvez sofrer um prejuízo financeiro ou até mesmo jurídico.
Fique atento aos itens indispensáveis
Como dito anteriormente, a escolha de utilizar um antivírus gratuito ou uma versão paga é individual e depende de diversos fatores. No entanto, o importante é estar atento aos recursos disponíveis de cada um, suas funcionalidades e se esses programas exercem seu trabalho da maneira devida.
Dentre as dicas importantes nessa escolha, tenha em mente a escolha de um antivírus que se encaixe nas categorias abaixo:
- Seja de fácil manuseio
- Possua instruções no idioma que você compreende bem
- Ofereça um suporte ao cliente de qualidade
- Utilize bons métodos de varredura e detecção de ameaças
- Disponibilize atualizações frequentes
- Quanto mais recursos e vantagens, melhor para você, consumidor
O importante é você adquirir um antivírus, gratuito ou pago, que esteja dentro do seu planejamento e orçamento, e que atenda às suas necessidades, te deixando seguro para navegar na internet.
Desse modo, você estará mais protegido durante seu período on-line, e poderá se preocupar em aproveitar somente a parte boa de estar conectado, deixando esses riscos a cargo desses programas.
Este texto não reflete a visão do Correio Braziliense.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.