Ter como saber se o tênis de corrida é bom logo de cara é difícil, não é mesmo? Ainda mais só na base do olhar, com pouco tempo para testar o produto na loja. Por isso, é bom seguir as dicas de como escolher o melhor tênis de corrida para você. Um que não vai te deixar na mão e nem fazer mal à sua saúde.
É claro que o modelo e o visual são importantes, viu? Você deve sim optar por um calçado que seja bonito, macio e que tenha o seu estilo. Mas, não é só isso!
O melhor tênis para corrida é o que vai oferecer algumas funções básicas. Ele deve suavizar o impacto, a fim de evitar a fascite plantar, que causa dor nos pés e no calcanhar. Além do mais, ele deve ter uma boa pisada, para evitar a torção. E claro, um bom preço!
E tem ainda outros fatores que não podem ficar de fora na hora de comprar o tênis de corrida. Veja quais são as nossas dicas!
4 Dicas de como escolher o melhor tênis de corrida
Você já sabe se vai correr na esteira ou na rua? Ainda não? É melhor se preparar, ok? Pois ao comprar o seu calçado, você deve ter em mente o tipo de exercício que irá fazer. E também o lugar onde você vai.
Outro ponto crucial é o seu estilo de vida atual. É um iniciante ou já tem um tempo em que pratica a tarefa? Pense nisso antes de levar o calçado até o caixa.
Faça uma lista com os seus objetivos. Pense no que precisa e no que quer. Assim dá para investir no que combina com você. Um que seja confortável e que tenha ótima performance.
Saiba como escolher o tênis certo!
1. Compre um tênis para corrida
Um dos erros mais comuns na hora de comprar é optar por um tipo de tênis que não seja feito para correr. Pois é... É bom lembrar que você precisa de um bom parceiro para correr com conforto e mais saúde.
Então, se for comprar na loja, vá ao setor onde tenha tênis de corrida feminino e masculino. Faça o mesmo no site da sua compra online.
2. Conheça o seu tipo de pisada
Cada pessoa é de um jeito, não é mesmo? Tem gente que tem o pé plano, tem gente que sofre com a má postura e a dor nas costas por conta da falta de equilíbrio na pisada. Tem quem pisa para fora e tem que pisa para dentro. E você? Já sabe qual é o seu tipo de pisada?
Uma das dicas de como escolher o melhor tênis de corrida é conhecer a sua pisada. Os tipos de pisada são:
- Neutra - em que o pé toca o chão com total equilíbrio, em linha reta;
- Supinada - em que o pé toca o chão com o lado de fora, e que força mais o calcanhar;
- Pronada - em que o pé toca o chão com o lado de dentro. Tem também uma má postura do corpo e uma divisão de peso desigual.
Observe mais os seus pés durante a corrida e ache o tênis certo para você. Se conseguir, faça testes antes.
3. Busque um bom encaixe nos pés
Tem vários tipos de tênis de corrida, é verdade. Mas, nem todos eles são indicados para você, viu? O ideal é aquele que se firma nos pés, que te dá conforto e suporte.
Ao escolher, busque um bom encaixe nos pés. Isto é, de acordo com cada parte do calçado. Entre elas:
- A palmilha - que absorve o suor e o impacto da pisada;
- O solado - que dá tração, aderência e equilíbrio;
- O cabedal - que serve como entrada e saída de ar;
- A entressola - que ajusta os passos.
É bom se atentar a qualidade de cada parte do tênis, ok? Assim o seu tênis dura mais e não afeta a sua saúde.
4. Verifique o sistema de amortecimento
Não é nenhum segredo que tem muito tênis caro por aí. Sem dúvida! Ainda mais se o sistema de amortecimento é de primeira. Mas, deixar de investir por conta disso é um erro, viu? E que pode custar mais caro ainda. Pode custar a sua saúde!
Por isso, veja as opções que absorvem o impacto no solo. Evite as lesões! Como a fascite plantar, a entorse, etc.
Este texto não reflete a visão do Correio Braziliense
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.