Quando explodiu no mundo, a Netflix ficou amplamente conhecida, por disponibilizar suas temporadas de uma só vez. Na época, isso foi inovador, afinal, todos estavam acostumados com a exibição semanal pela TV.
Com tal mudança, a Netflix conseguiu popularizar rapidamente o termo “maratona”. Ou seja, a forma de assistir todos os episódios, sem ter que esperar, tornou-se um trunfo do serviço. Mas, as coisas parecem tomar outro rumo daqui pra frente.
As mudanças nos lançamentos da Netflix
Com a chegada dos demais serviços de streaming, as formas de lançamentos de novas temporadas das séries foram alteradas. A Amazon Prime Video, por exemplo, optou por estrear entre 2 e 3 episódios e os demais, lançados semanalmente.
Por sua vez, a Disney e a HBO Max, optou por se diferenciar ainda mais da Netflix. Nos serviços, o lançamento de suas principais produções ocorre de forma semanal. Isso fez com que o serviço de streaming mais popular do mundo voltasse sua atenção para esse tipo de lançamento.
Ocorre que, quando os serviços optam por lançar séries semanalmente, geralmente, as produções ficam em evidência por mais tempo. Dessa forma, criam-se teorias entre os fãs, publicações nas redes sociais, fazendo com que mais pessoas se interessem por conhecer as produções.
Alguns exemplos mais recentes são: House of The Dragon, derivado de Game Of Thrones no HBO Max e Loki, no Disney Plus. Com algumas dessas séries se tornando mais populares do que as da própria Netflix, o serviço começou a testar outras formas de lançamento.
Divisão de temporadas em duas partes
A perda de visibilidade de suas séries para outros serviços fez com que o serviço começasse a se mexer. O primeiro teste foi feito com a temporada final de Ozark. A série de drama e suspense foi lançada em duas partes e com um número maior de episódios.
Posteriormente, uma das maiores séries do serviço também foi testada. Stranger Things foi dividida em duas partes, com um intervalo de aproximadamente 3 meses. Por se tratar de uma das séries mais populares do serviço, a estratégia funcionou.
Nesse período, a série ficou em evidência e, após deixar um enorme gancho, os fãs criaram diversas teorias, até que a produção retornasse para a segunda parte. Ao que parece, a estratégia agradou bastante a Netflix.
O serviço anunciou que duas de suas produções mais populares, serão lançadas em duas partes. Embora sejam por motivos diferentes, Manifest e You, serão divididas. No caso de Manifest, o serviço optou por aumentar o número de episódios das temporadas anteriores.
Além disso, as gravações sofreram um constante atraso em Nova York e lançar a série em duas partes, dará tempo de finalizar totalmente a produção. Certamente, Jeff Rake, diretor da série, também deixará um enorme gancho, para que os fãs teorizem sobre o próximo episódio da série.
Mas, no caso da 4ª Temporada de You, a mudança parece ser totalmente pensada, para que a série fique em evidência por um espaço de tempo. A série chega ao serviço em 10 de fevereiro e a segunda parte, será lançada em 10 de março.
Certamente, o período é bem inferior aos das demais séries citadas anteriormente, mas será suficiente para que os fãs comentem cada acontecimento da primeira parte. Aparentemente, a Netflix reluta em mudar totalmente o sistema de lançamento, que a tornou tão popular.
Claro que, existem exceções, de séries produzidas por outros canais e que chegam semanalmente, como Expresso do Amanhã. Mas, as maratonas nos finais de semana ainda aparentam ser um grande trunfo do serviço.
Então, você gostaria que a Netflix lançasse suas séries de forma semanal?
Este conteúdo não exprime a visão do Correio Braziliense
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.