Pessoas físicas e empresas têm até esta segunda-feira (30/12) para emitir e realizar o pagamento do Documento de Arrecadação de Federais (Darf), do Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS) e da Guia da Previdência Social (GPS). Hoje é o último dia de atendimento ao público nas agências e de realizações de operações bancárias. As guias emitidas no dia 31/12 serão transferidas para 2025, o que pode gerar multas e irregularidades aos contribuintes.
A obrigação vale para os pagamentos mensais correntes, como impostos, contribuições para a Previdência Social e guias do Simples Nacional e do microempreendedor individual (MEI) e para os contribuintes que renegociaram débitos com a Receita Federal e a Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN). Os pagamentos de transações tributárias — acordos especiais baseados na capacidade de pagamento do devedor — também vencem nesta segunda.
A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) diz que, devido aos feriados de fim de ano (25/12 e 01/01), as compensações bancárias não serão realizadas nesses dias, incluindo a Transferência Eletrônica Disponível (TED). Apenas o Pix funcionará normalmente. Em 31 de dezembro, terça-feira, também não há expediente bancário, e as compensações bancárias não serão efetivadas.
As agências da PGFN também terão o expediente reduzido no dia 31/12. O devedor poderá consultar o Portal Regulariza, os canais de atendimento e a possibilidade de falar com um servidor nas agências regionais. Em 2 de janeiro, as agências voltarão a funcionar normalmente.
*Estagiária sob a supervisão de Luciana Corrêa
Saiba Mais
-
Economia Mudanças na gestão são de interesse do governo e de categorias, diz Feijóo
-
Economia Governo brasileiro suspende emissão de vistos a trabalhadores da BYD
-
Economia Turistas devem aumentar gasto médio em 34% neste verão
-
Economia Banco Central terá vários desafios no caminho a partir de 2025; entenda
-
Economia Turismo nacional deve movimentar R$ 148 bilhões no verão entre 2024 e 2025
-
Economia Aneel mantém bandeira verde para a conta de luz em janeiro de 2025