E-COMMERCE

Quase metade dos brasileiros enfrenta problemas em compras on-line

Segundo pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI), entre as dificuldades mais comuns estão itens com defeito ou diferentes do anunciado

Os resultados fazem parte da pesquisa Retratos da Sociedade Brasileira – Hábitos de Consumo pela Internet -  (crédito: DINO)
Os resultados fazem parte da pesquisa Retratos da Sociedade Brasileira – Hábitos de Consumo pela Internet - (crédito: DINO)

Uma pesquisa inédita da Confederação Nacional da Indústria (CNI) revelou, nesta quarta-feira (4/12), que 47% dos brasileiros que compraram pela internet já enfrentaram problemas com os produtos adquiridos. Entre as dificuldades mais comuns estão itens com defeito ou diferentes do anunciado. Apesar disso, a maioria dos consumidores ainda considera as compras on-line vantajosas.

De acordo com o levantamento, realizado entre 17 e 20 de maio com 2.012 pessoas acima de 16 anos de todas as regiões do Brasil (exceto no Rio Grande do Sul), 44% das pessoas que tiveram problemas com produtos decidiram devolvê-los ou trocá-los. Outros 34% procuraram atendimento ao cliente para tentar resolver a questão, enquanto 18% se disseram decepcionados com a qualidade do item recebido. 

Mesmo com essas experiências negativas, 74% dos entrevistados reconhecem vantagens em comprar pela internet. A principal delas é o preço mais baixo em relação às lojas físicas, apontado por 36% dos participantes. A praticidade e a comodidade de fazer compras sem sair de casa foram o segundo maior benefício citado, por 28% das pessoas.

No entanto, as compras virtuais não são vistas apenas como benéficas. Dois terços dos entrevistados afirmaram que há desvantagens nesse tipo de consumo. A demora na entrega foi o maior motivo de insatisfação, mencionado por 18% dos entrevistados. A falta de segurança durante o pagamento (9%) e a impossibilidade de avaliar o produto fisicamente antes da compra (8%) também figuraram entre as principais críticas.

Siga o canal do Correio no WhatsApp e receba as principais notícias do dia no seu celular

Os resultados fazem parte da pesquisa Retratos da Sociedade Brasileira – Hábitos de Consumo pela Internet e evidenciam os desafios e oportunidades do comércio eletrônico no país. Enquanto consumidores buscam preços acessíveis e praticidade, a experiência de compra ainda enfrenta entraves relacionados à qualidade dos produtos e à logística de entrega.

 

postado em 04/12/2024 13:24 / atualizado em 04/12/2024 13:26
x