O Ministério da Previdência Social e o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) lançaram, na quinta-feira (28/11), o cartão Meu INSS Vale+. Com ele, aposentados, pensionistas e as pessoas que recebem benefícios permanentes do INSS poderão antecipar R$ 150 e pagar no mês seguinte sem juros, correção, ou qualquer taxa. O valor será descontado diretamente na folha de pagamento.
O Meu INSS Vale+ será feito em parceria com instituições financeiras por meio de Acordo de Cooperação Técnica (ACT) firmado com o INSS. No modelo físico, o cartão tem chip e senha. O cartão não permite fazer saque.
"O objetivo é prover recursos na compra de remédio, comida, gás, transporte, sem que comprometa a renda dos aposentados por muito tempo", afirma o ministro da Previdência Carlos Lupi. Segundo o presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, o cartão não poderá ser usado para apostas físicas ou eletrônicas, pois a finalidade é antecipar o valor do benefício para suprir necessidades básicas.
O Meu INSS+ funciona como um clube de vantagens do beneficiário e está disponível de forma virtual no site do instituto para facilitar a vida do aposentado na hora de apresentar um comprovante de vínculo com o INSS. Isso porque além de dar descontos em farmácias, cinemas, shows, serviços, telemedicina, seguros, viagens, entre outros, o serviço permite o acesso à confirmação de dados, sem precisar imprimir comprovante.
Siga o canal do Correio no WhatsApp e receba as principais notícias do dia no seu celular
Os titulares de benefícios poderão antecipar valores desde que:
- A antecipação salarial seja realizada com instituição financeira com no mínimo 12 meses de experiência com o serviço de antecipação salarial e que tenha celebrado convênio e/ou Acordo de Cooperação Técnica (ACT) com o INSS para esse fim;
- Mediante utilização de cartão físico do segurado, com chip e senha pessoal, contratado junto à instituição financeira devidamente credenciada.
Saiba Mais
-
Economia 5 erros para evitar na hora de escolher uma carreira
-
Economia Dólar chega a R$6,10 e bate recorde
-
Economia Primeira parcela do 13º salário deve ser paga nesta sexta-feira
-
Economia Carne e outros alimentos básicos ficaram mais caros em outubro, indica Abras
-
Economia Black Friday: buscas por ar-condicionado portátil disparam
-
Economia "EUA precisam continuar sendo prioridade para o Brasil", diz presidente da Apex