Reajuste

ANS abre consulta para reformular política de preços dos planos de saúde

Agência Nacional de Saúde Suplementar lançou consulta pública para receber sugestões sobre reajustes e regras dos planos de saúde. As propostas podem ser enviadas até o fim de outubro

Toda a documentação relacionada à Tomada Pública de Subsídios estará disponível no site da ANS durante o período de consulta, no menu de
Toda a documentação relacionada à Tomada Pública de Subsídios estará disponível no site da ANS durante o período de consulta, no menu de "Participação Social" - (crédito: Foto: Gabriel Monteiro/Agencia O globo)

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) lançou nesta quarta-feira (16/10) uma nova Tomada Pública de Subsídios (TPS 4) em seu portal. O objetivo da consulta é coletar sugestões da sociedade para a reformulação da política de preços e reajustes dos planos de saúde privados. Os interessados podem enviar suas contribuições até 31 de outubro.

A iniciativa visa promover o aprimoramento de normas em quatro áreas fundamentais: reajustes coletivos, fator moderador financeiro (como coparticipação e franquia), venda on-line de planos e revisão técnica. Segundo o diretor-presidente da ANS, Paulo Rebello, todas as contribuições recebidas serão analisadas junto com estudos técnicos em andamento, para a elaboração de uma minuta normativa que, posteriormente, será submetida a consulta pública.

Entre os principais impactos esperados estão sustentabilidade do setor, criação de regras mais claras, ampliação da concorrência e melhora na qualidade dos serviços prestados. Alexandre Fioranelli, diretor de Normas e Habilitação de Produtos da ANS, acredita que essas mudanças contribuirão para um ambiente mais equilibrado e eficiente no sistema de saúde suplementar, aumentando a confiança dos consumidores.

A TPS 4 será dividida em seções que abordam os temas de forma detalhada. No que diz respeito aos reajustes dos planos coletivos, serão discutidos o tamanho adequado do agrupamento de contratos e diretrizes para cláusulas de reajuste. Em relação ao fator moderador financeiro, a consulta irá tratar dos limites para coparticipação e franquia, além de procedimentos que poderiam ser isentos dessas cobranças.

Sobre a venda on-line, a ANS busca debater a obrigatoriedade dessa modalidade. Para a revisão técnica, serão levantados os critérios para justificar a necessidade de ajustes nos planos, além de indicadores que mostrem possíveis desequilíbrios econômicos.

Toda a documentação relacionada à Tomada Pública de Subsídios estará disponível no site da ANS durante o período de consulta, no menu de "Participação Social".

*Estagiário sob a supervisão de Andreia Castro

 

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br

postado em 17/10/2024 17:16 / atualizado em 17/10/2024 17:16
x