CB.DEBATE

"O verde não é uma moda, é uma necessidade", defende Marcelo Fiche

Afirmação do coordenador de projetos de hidrogênio verde (H2V) da Rede Brasileira de Certificação Pesquisa e Inovação (RBCIP) foi feita durante o evento 'Hidrogênio Verde: o combustível do futuro'

"No Brasil tem muitas rotas que a gente pode utilizar, o hidrogênio participa de forma ativa em várias delas, um fertilizante nitrogenado, com combustível de carro, ou seja, de transporte", ressaltou Marcelo - (crédito: crédito: Ed Alves/CB/DA.Press)

O coordenador de projetos de hidrogênio verde (H2V) da Rede Brasileira de Certificação Pesquisa e Inovação (RBCIP), Marcelo Fiche, ressaltou a importância do hidrogênio verde ao Brasil. De acordo com Fiche, a maioria dos projetos são à longo prazos, mas é possível investir em outros de curto prazo, como convencer quem utiliza fertilizante a usar alternativas que tenha o hidrogênio na produção. "Vamos convencer quem está consumindo o produto com o fertilizante, ou quem está comprando, que o verde não é uma moda, é uma necessidade. Eu acho que, com o tempo, as pessoas vão entender que é melhor comprar um produto que veio com uma cadeia de crédito carbono, uma cadeia renovável, sustentável, do que pegar simplesmente o gás e a volatilidade", destacou.

A fala ocorreu durante o evento "Hidrogênio Verde: o combustível do futuro", realizado pelo Instituto Cultura em Movimento, com patrocínio do Banco do Nordeste, da Caixa Econômica Federal e do governo federal; apoio da Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra); e apoio de comunicação do Correio Braziliense. Fiche aproveitou para mostrar que é possível obter hidrogênio verde de água de reuso. "Em novembro, a gente vai usar água de reuso. Vou pegar água de esgoto, tratar, colocar ela no equipamento e produzir o hidrogênio. Ou seja, essa água não tem utilidade. Você não bebe uma água que saí de uma estação de tratamento de esgoto, mas ela pode ser usada para a produção do hidrogênio", explicou.

Marcelo finalizou lembrando que o mercado de hidrogênio verde no Brasil é grande, principalmente a curto prazo, e que seria bom o país começar a trabalhar nessas rotas. "No Brasil tem muitas rotas que a gente pode utilizar, o hidrogênio participa de forma ativa em várias delas, um fertilizante nitrogenado, com combustível de carro, ou seja, de transporte", ressaltou.

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br

postado em 26/09/2024 14:21 / atualizado em 26/09/2024 14:53
x