A Receita Federal abre, a partir de 10h desta sexta-feira (23/8), a consulta ao quarto lote de restituição do Imposto de Renda 2024. Segundo o Ministério da Fazenda, ao todo serão 5.347.441 restituições. O pagamento será realizado na próxima sexta (30/8).
São 15.077 restituições para idosos acima de 80 anos; 84.659 para quem tem entre 60 e 79 anos; 7.168 para pessoas com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave; e 27.372 para contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério.
- Leia também: Restituição do Imposto de Renda: especialistas dão dicas do que fazer com dinheiro extra
Além disso, 261.019 restituições serão destinadas a contribuintes que não possuem prioridade legal, mas receberam a prioridade por terem utilizado a declaração pré-preenchida ou por ter optado receber a restituição via pix.
Como consultar a restituição?
Para saber se a restituição está disponível, o contribuinte deve acessar a página da Receita na internet, clicar em "Meu Imposto de Renda" e, em seguida, em "Consultar a Restituição".
O pagamento da restituição é realizado na conta bancária informada na declaração de Imposto de Renda, de forma direta ou por indicação de chave Pix. Se, por algum motivo, o crédito não for realizado, por exemplo, a conta informada foi desativada, os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil, onde o cidadão poderá reagendar o crédito dos valores.
Saiba Mais
-
Economia Haddad prevê aumento de tributos em proposta orçamentária
-
Economia Receita da União com impostos cresce 9,5% em julho e atinge nova máxima
-
Economia Trump anuncia lançamento de sua própria plataforma de criptomoedas
-
Economia Falha em linha de transmissão provoca apagão no Acre e em Rondônia
-
Economia Haddad diz que enviará com o Orçamento de 2025 propostas para aumento de tributos
-
Economia Justiça revoga prisão preventiva contra ex-CEO das Lojas Americanas