O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), considerado uma prévia do desempenho do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro, subiu 1,40% em junho. O indicador veio acima do esperado pela maioria dos analistas de mercado, que previam um crescimento em torno de 0,50%.
De acordo com os dados, divulgados nesta sexta-feira (16/8) pelo Banco Central (BC), o indicador mostrou alta de 3,2% em relação ao mesmo período do ano passado. No ano, a expansão do índice é de 2,1%. Já em 12 meses, o avanço é de 1,6%.
No trimestre encerrado em junho, o índice de atividade teve alta de 1,1% em relação ao trimestre anterior. Em relação ao mesmo trimestre do ano passado, houve crescimento de 2,8%.
A projeção atual do BC para o crescimento da economia brasileira em 2024 é de crescimento de 2,3%, conforme o mais recente Relatório Trimestral de Inflação (RTI), enquanto a equipe do Ministério da Fazenda projeta expansão de 2,5%.
O IBC-Br tem metodologia de cálculo distinta das contas nacionais calculadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O indicador do BC, de frequência mensal, permite acompanhamento mais frequente da evolução da atividade econômica, ao passo que o PIB de frequência trimestral descreve um quadro mais abrangente da economia.
Saiba Mais
-
Economia Índice Bovespa fecha perto de recorde após 8ª alta consecutiva
-
Economia Produção de artigos para casa cresce 5,3% no primeiro semestre de 2024
-
Economia Dados de chaves Pix de clientes do BTG Pactual foram expostos, informa BC
-
Economia Pregão do Ibovespa fecha perto do maior patamar de encerramento da história
-
Economia Caixa paga R$ 3,7 bi de abono salarial aos nascidos em novembro e dezembro
-
Economia Desemprego recua em 15 unidades da Federação no segundo trimestre