O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) indicará nas próximas semanas o nome para assumir a presidência do Banco Central (BC) a partir do próximo ano. Segundo o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, a sabatina do nome deve ser discutida com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG).
"Entrou no radar do presidente essa questão. Ele ficou de discutir com o presidente Pacheco essa questão da sabatina e do calendário eleitoral, para garantir que o nome indicado possa ser sabatinado nesses esforços concentrados”, disse a jornalistas, nesta terça-feira (13/8).
A sabatina no Senado é uma etapa necessária para a aprovação da indicação do presidente. Em razão do período eleitoral, a expectativa é de que seja realizada em outubro. De acordo com Haddad, a data da indicação dependerá da conversa com Pacheco.
Questionado sobre sobre a definição de Lula sobre o indicado, ele afirmou que esse anúncio é uma atribuição exclusiva do presidente. O nome mais cotado para a vaga é o do atual diretor de Política Monetária, Gabriel Galípolo, que foi número 2 de Haddad na Fazenda.
Saiba Mais
-
Economia 5 erros comuns para evitar na hora de investir dinheiro
-
Economia Dia dos Pais movimentou R$ 264 milhões no e-commerce em 2024
-
Economia 5 profissões para quem se interessa por política e sociedade
-
Economia É preciso perseverar na meta da inflação, afirma Campos Neto
-
Economia "Não é possível dizer que a taxa de juros é exorbitante", diz Campos Neto
-
Economia Volume de serviços volta a crescer e atinge patamar recorde em junho