Os servidores do Banco Central farão uma manifestação na próxima quarta-feira (14/8), às 9h, em frente ao Senado Federal, contra a PEC 65/2023, que prevê autonomia financeira e orçamentária ao BC. Fabio Faiad, presidente do Sindicato Nacional dos Funcionários do Banco Central (Sinal), definiu a proposta de emenda à Constituição como “real ameaça à coordenação da política econômica do país” .
Em tramitação no Senado há quase nove meses, a PEC 65/2023 é de autoria do senador Vanderlan Cardoso (PSD-GO). O texto propõe transformar o BC, uma autarquia federal com orçamento vinculado à União, em empresa pública com autonomia financeira e orçamentária, supervisionada pelo Congresso Nacional.
Segundo o sindicato, a proposta traria insegurança jurídica, instabilidade na forma de contratação de servidores e precarização e terceirização de serviços.
O BC teria liberdade para não respeitar o teto salarial do serviço público, por exemplo. O Sinal acredita que essa mudança proporcionaria a criação de “supersalários" para os diretores e para cargos gerenciais de alto escalão do Banco Central.
*Estagiária sob a supervisão de Carlos Alexandre de Souza
Saiba Mais
-
Mundo Por que chamar Trump de 'bizarro' tem funcionado para a campanha de Kamala Harris, segundo estrategistas
-
Esportes Astro da NBA pode ser novo acionista do PSG
-
Blogs Redirect Ibaneis veta artigo do PPCUB que colocava em risco áreas verdes de Brasília - Capital S/A
-
Diversão e Arte Anitta curte férias com amigos na Grécia
-
Blogs Redirect 31 mil candidatos desistiram do Enem dos Concursos após o adiamento da prova para dia 18, segundo MGI - Blog da Rosana Hessel
-
Esportes Grêmio tem tratativas avançadas para vender meio-campo uruguaio