A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) aprovou, nesta sexta-feira (23/8), o repasse de R$ 425,9 milhões para a reconstrução do Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, Rio Grande do Sul, que foi afetado pelas chuvas no estado. A decisão ocorre em meio a um impasse entre concessionária e seguradora sobre quem vai arcar com o prejuízo.
O aeroporto foi fechado integralmente em 3 de maio após as águas das enchentes invadirem as pistas e os terminais. O local abriu parcialmente em julho, para embarques e desembarques. O terminal é responsável por 90% do tráfego aéreo do estado.
-
Leia também: RS registra 188% de aumento nos pedidos de recuperação judicial
-
Leia também: Reconstrução do RS: governo institui parceria com pesquisadores científicos
O dinheiro será repassado para que a Fraport, concessionária responsável pelo aeroporto, consiga reabrir em 21 de outubro, depois de 5 meses paralisado.
O repasse é um adiantamento do governo para que o aeroporto seja aberto o mais rápido possível, mesmo com o impasse da concessionária e da seguradora. A Chubb não finalizou a avaliação exata dos custos que precisam ser arcados pelo governo por conta do atraso das negociações. Caso o valor passado for menor do que o necessário para a reconstrução, transferências futuras podem ser efetuados.
*Estagiária sob supervisão de Luana Patriolino
Saiba Mais
Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br