Conjuntura

Powell diz que "chegou a hora de ajustar a política" monetária dos EUA

Falas do presidente do Banco Central americano fazem aumentar as expectativas de corte de juros na próxima reunião do Fomc, em setembro

Powell ressaltou que
Powell ressaltou que "o momento e o ritmo dos cortes das taxas dependerão dos dados, das perspectivas e do equilíbrio de riscos" - (crédito: Getty Images via AFP)

O presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central dos Estados Unidos), Jerome Powell, disse nesta sexta-feira (23/8) que "chegou a hora" de ajustar a política monetária norte-americana, apontando para um início do corte de juros nos Estados Unidos na próxima reunião da autoridade monetária, em setembro. 

“Chegou a hora de ajustar a política (monetária). A direção a ser seguida é clara, e o momento e o ritmo dos cortes nos juros dependerão dos dados que chegarem, da evolução das perspectivas e do equilíbrio dos riscos”, declarou  em discurso no simpósio anual do Fed de Kansas City em Jackson Hole, no Wyoming.

Segundo ele, os riscos de alta para a inflação diminuíram, e os riscos de queda para o emprego aumentaram, cenário que reforça a possibilidade de queda dos juros.

“Faremos tudo o que pudermos para apoiar um mercado de trabalho forte, ao passo em que progredimos mais em direção à estabilidade de preços”, afirmou, ao avaliar que parece improvável que o mercado de trabalho seja uma fonte de pressões inflacionárias elevadas tão cedo.

“Com uma redução apropriada da restrição da política, há bons motivos para acreditar que a economia voltará a ter uma inflação de 2%, mantendo um mercado de trabalho forte. O nível atual dos juros nos dá amplo espaço para responder a quaisquer riscos que possamos enfrentar, inclusive o risco de um enfraquecimento indesejado das condições do mercado de trabalho”, destacou. 

Atualmente, a taxa de juros americana está entre 5,25% e 5,50% ao ano. Powell ressaltou que “o momento e o ritmo dos cortes das taxas dependerão dos dados, das perspectivas e do equilíbrio de riscos”.

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br

postado em 23/08/2024 12:08
x