Funcionalismo

Servidores de agências votam reajuste proposto pelo governo

Com prazo para definição do Orçamento 2025 no fim, funcionários de 11 agências reguladoras vão decidir se aceitam ou declinam nova proposta salarial

Servidores em manifestação na frente da sede do MGI, no último dia 15 de agosto. -  (crédito: Douglas Neris/Sinagências)
Servidores em manifestação na frente da sede do MGI, no último dia 15 de agosto. - (crédito: Douglas Neris/Sinagências)

Servidores de onze agências reguladoras do país se reúnem nesta terça-feira (20/8), para decidir se aprovam a nova proposta encaminhada no último 15 de agosto sobre reajuste salarial para a categoria. A assembleia ocorre nesta terça-feira (20/8) a partir das 13h30.

A última proposta do governo prevê um reajuste de 15,5% para os servidores do Plano Especial de Cargos (PECs) e de 27% para os servidores de carreira, divididos em duas parcelas, aplicadas em 2025 e 2026. Também foi discutida a criação de um grupo de trabalho para pautar a reestruturação de carreira dos funcionários, que defendem, entre outros pontos, a mudança de nomenclatura dos cargos para auditor federal em regulação e agente federal em regulação.

O Sinagências – grupo sindical que representa a categoria – comunicou que a resposta deve ser enviada ainda nesta terça-feira (20/8), em função do fim do prazo para que o governo envie ao Congresso Nacional o Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) de 2025, em 31 de agosto.

“O sindicato está em negociação com o governo desde o final de 2023 e, nesse período, vem promovendo uma série de mobilizações no âmbito da Operação Valoriza Regulação, com o objetivo de pressionar o governo a atender as demandas da categoria, além de sensibilizar a sociedade sobre a situação alarmante das autarquias”, diz, em nota, o Sinagências.

Pelo menos seis ministros do governo Lula endossaram o apoio às pautas dos servidores das agências reguladoras federais. São eles: Silvio Costa Filho (Portos e Aeroportos), Alexandre Silveira (Minas e Energia), Juscelino Filho (Comunicações), Waldez Góes (Desenvolvimento Regional), Nísia Trindade (Saúde) e Margareth Menezes (Cultura).

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br

postado em 19/08/2024 16:19 / atualizado em 20/08/2024 10:45
x