Atividade econômica

IBC-Br: prévia do PIB avança 1,40% em junho, aponta BC

O dado veio acima do esperado pela maioria dos analistas de mercado, que previam um crescimento em torno de 0,50%

O indicador mostrou alta de 3,2% em relação ao mesmo período do ano passado -  (crédito: Imagem de Lucas Miranda por Pixabay)
O indicador mostrou alta de 3,2% em relação ao mesmo período do ano passado - (crédito: Imagem de Lucas Miranda por Pixabay)

O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), considerado uma prévia do desempenho do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro, subiu 1,40% em junho. O indicador veio acima do esperado pela maioria dos analistas de mercado, que previam um crescimento em torno de 0,50%.

De acordo com os dados, divulgados nesta sexta-feira (16/8) pelo Banco Central (BC), o indicador mostrou alta de 3,2% em relação ao mesmo período do ano passado. No ano, a expansão do índice é de 2,1%. Já em 12 meses, o avanço é de 1,6%.

No trimestre encerrado em junho, o índice de atividade teve alta de 1,1% em relação ao trimestre anterior. Em relação ao mesmo trimestre do ano passado, houve crescimento de 2,8%.

A projeção atual do BC para o crescimento da economia brasileira em 2024 é de crescimento de 2,3%, conforme o mais recente Relatório Trimestral de Inflação (RTI), enquanto a equipe do Ministério da Fazenda projeta expansão de 2,5%.

O IBC-Br tem metodologia de cálculo distinta das contas nacionais calculadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O indicador do BC, de frequência mensal, permite acompanhamento mais frequente da evolução da atividade econômica, ao passo que o PIB de frequência trimestral descreve um quadro mais abrangente da economia.

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br

postado em 16/08/2024 10:52
x