O Banco Central do Brasil (BC) informou, na tarde desta quinta-feira (15/8), que dados pessoais vinculados a contas do Banco BTG Pactual sofreram um “incidente de segurança”. A exposição ocorreu por meio de chaves Pix da instituição financeira, e a autoridade monetária atribui o vazamento a falhas pontuais no sistema do banco.
Mesmo assim, o BC salienta que nenhum dado sensível (como senha, movimentações financeiras, ou saldo, por exemplo) foi exposto. De acordo com a instituição, as informações são apenas de “natureza cadastral”, e não permitem movimentação de recursos ou acesso a contas e outras informações financeiras.
“As pessoas que tiveram seus dados cadastrais obtidos a partir do incidente serão notificadas exclusivamente por meio do aplicativo ou pelo internet banking de sua instituição de relacionamento. Nem o BC nem as instituições participantes usarão quaisquer outros meios de comunicação aos usuários afetados, tais como aplicativos de mensagens, chamadas telefônicas, SMS ou e-mail”, informa o BC.
A autoridade monetária ainda esclarece que ações para a apuração detalhada sobre o caso já foram tomadas, de acordo com a regulação prevista. “Mesmo não sendo exigido pela legislação vigente, por conta do baixo impacto potencial para os usuários, o BC decidiu comunicar o evento à sociedade, à vista do compromisso com a transparência que rege sua atuação”, completa o banco.
Saiba Mais
Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br