Após reunião ministerial, nesta quinta-feira (8/8), o ministro da Casa Civil, Rui Costa, disse em coletiva de imprensa que ninguém sorri quando corta gastos, mas que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem compromisso com o equilíbrio fiscal. Ele também disse que o Lula não quer mais criação de programas.
"Corte é corte, gente. Se precisar ajustar, ninguém vai estar com o sorriso até a orelha", disse Rui Costa. De acordo com ele, a contenção foi feita "em função do compromissos reiterado muitas vezes pelo presidente da República, por sua política fiscal e sua responsabilidade fiscal".
Criação de programas
Rui Costa também disse que o Lula não quer mais criação de programas, e que agora é o momento de coordenar as ações que já foram criadas. “ O que o presidente quer é que chegou a hora da colheita e de implementar tudo aquilo que foi anunciado, ele não quer mais a criação de programas, de proposta novas que não é o momento de plantar, é um momento de regar, botar fertilizante e colher. Então daqui pra frente é cuidar do que foi plantado e fazer com que a gente possa até o final do mandato colher porque se a gente continuar querendo plantar até o final do mandato você não vai colher o que tentou plantar.", disse.
A reunião ministerial começou por volta das 9h40 e foi até aproximadamente as 17h. Estavam presentes os 39 ministros, os representantes do governo no Legislativo e os presidentes das principais empresas estatais.
Saiba Mais
Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br