Datas comemorativas desempenham um papel importante na cultura e na sociedade, marcando eventos históricos, religiosos e culturais. Além disso, elas oferecem momentos para celebração, reflexão e união, permitindo que pessoas e comunidades honrem tradições e valores. Aniversários, feriados nacionais, festividades religiosas e dias internacionais são exemplos de períodos que trazem significado e propósito.
No entanto, um obstáculo nos períodos comemorativos são os gastos. Afinal, todos querem se divertir, mas ninguém quer prejudicar o bolso. Pensando nisso, separamos algumas dicas de como economizar nessas datas. Confira!
1. Planejamento antecipado
Comece a planejar suas compras e celebrações com antecedência. Isso permite que você aproveite promoções e descontos antes da alta temporada. Faça uma lista de presentes, alimentos e outros itens necessários para evitar aquisições impulsivas de última hora. “O grande segredo é analisar o que de fato é necessário, visando neste produto específico, e comparar preços”, comenta o consultor financeiro Claudio Munhoz, que atende pelo GetNinjas, plataforma para contratação de serviços.
2. Defina um orçamento
Manter-se dentro do orçamento ajudará a evitar despesas excessivas e permitirá que você controle melhor as finanças durante o período comemorativo. Portanto, estabeleça um limite de gastos para cada categoria, como decoração, alimentação e, principalmente, presentes.
“Procure sempre listar todos aqueles que vão receber presentes e quais itens gostaria de comprar. Dessa forma, fica mais fácil determinar o valor máximo que será gasto com cada um e ainda evita as temidas compras por impulso”, indica a educadora financeira Luciana Ikedo, autora do livro “Vida Financeira – Descomplicando, Economizando e Investindo”, da Editora Loyola.
3. Faça você mesmo
Considere fazer seus próprios presentes, decorações e comidas. Itens feitos à mão não apenas economizam dinheiro, mas também adicionam um toque pessoal e significativo às celebrações. Para isso, pesquise tutoriais e receitas on-line para obter inspiração e instruções.
4. Compre em grupo
Se possível, organize compras em grupo com amigos ou familiares para aproveitar descontos em aquisições de maior quantidade. Isso é especialmente útil para alimentos e bebidas, afinal comprá-los em atacado pode resultar em economias significativas.
5. Aproveite ofertas e cupons
Fique atento às promoções, bem como aos descontos e cupons oferecidos por lojas físicas e virtuais. “Muitas marcas costumam, inclusive, postar promoções exclusivas para os seus seguidores nas redes sociais; vale ficar de olho”, pontua Luciana Ikedo.
Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br