Empreendedorismo

6 dicas para aumentar o faturamento do seu negócio

A expansão do lucro protege a empresa de crises econômicas e permite um desenvolvimento sustentável

Aumentar o faturamento da empresa é essencial para garantir crescimento a longo prazo (Imagem: the simple stock | Shutterstock)  -  (crédito: Edicase)
Aumentar o faturamento da empresa é essencial para garantir crescimento a longo prazo (Imagem: the simple stock | Shutterstock) - (crédito: Edicase)

Aumentar o faturamento da sua empresa é essencial para garantir sustentabilidade e crescimento a longo prazo. Essa expansão permite que o negócio reinvista em suas operações, melhore a infraestrutura, desenvolva novos produtos, amplie sua presença no mercado e enfrente crises econômicas com mais resiliência.

Dada a importância da expansão financeira, confira estratégias para realizá-la!

1. Diversificação de produtos

Amplie a gama de produtos oferecidos pela empresa para atrair diferentes segmentos de mercado. Itens complementares ou serviços adicionais podem aumentar o ticket médio das vendas.

2. Aprimoramento do atendimento ao cliente

Investir em um atendimento excepcional facilita a fidelização dos consumidores e a atração de novos. Pessoas satisfeitas tendem a gastar mais e recomendar a empresa a outras. Dentro desse atendimento, a confiança do público também se mostra fundamental.

Para isso, “saber qual é o problema do seu cliente e entender como você pode resolver e valorizar o diferencial que você entrega são os primeiros passos para elevar sua confiança”, diz Ivan Pereira, vice-presidente da eduK, startup brasileira especializada em cursos on-line.

3. Marketing digital e presença on-line

Utilize estratégias de marketing digital, como SEO, divulgação em mídias sociais e campanhas de e-mail marketing, para alcançar um público maior e mais segmentado. Uma presença on-line robusta costuma aumentar significativamente as vendas.

Contudo, antes de investir nessas dicas, é preciso definir o branding – ou identidade de marca –, que diz respeito às características e aos propósitos do seu negócio. “A identidade da marca é o ponto de conexão com o público para pensar nas estratégias, ajudando a chegar ao cliente de maneira mais direcionada. Toda marca deve ter uma identidade, personalidade e estratégias concretas, pois é preciso saber quem você é para então definir aonde quer chegar. Se você não define quem é a sua marca, qual sua postura, valores, tom de voz etc., como as pessoas irão se identificar com ela?”, pontua Eduardo Augusto, CEO da IDK Media.

Mulher sorrindo, em estoque de produtos, escrevendo informações em pacote
Melhorar a eficiência operacional pode reduzir custos e aumentar a margem de lucro (Imagem: Panshut | ShutterStock)

4. Otimização de processos

Melhorar a eficiência operacional pode reduzir custos e aumentar a margem de lucro. Automatização de tarefas, treinamento de funcionários e revisão de processos internos tendem a propiciar uma produção mais ágil e econômica.

5. Parcerias estratégicas

Forme parcerias com outras empresas que complementem seus produtos ou serviços. Isso abre novos canais de distribuição e dá acesso a novos consumidores, o que, consequentemente, pode aumentar os lucros.

6. Ofereça programas de fidelidade

Criar programas de fidelidade incentiva os consumidores a fazerem compras repetidas, retendo-os e aumentando as vendas. Algumas estratégias para fidelizar o público são descontos exclusivos, pontos acumulativos e parcerias com o sistema de cashback (programa de recompensa que devolve parte do valor do produto ao comprador).

“A utilização do cashback nos programas de fidelidade incentiva o retorno do shopper (estado de espírito da pessoa que vai comprar algo) à loja, pois o consumidor escolhe como usar esse benefício. Essa alavanca tem gerado incremento de 57% na frequência de compras e 17,5% no ticket médio, o que faz com que o gasto médio do cliente aumente em até 83,5%. Portanto, é um formato que aproxima ambos os lados de modo completamente transparente, direto e sem burocracias, ampliando a qualidade das vendas”, ressalta Sheila Moura, diretora de varejo da IZIO&Co, startup que oferece soluções de conexão dos varejistas com o shopper.

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Redação EdiCase
postado em 01/08/2024 13:48
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