Em seu primeiro dia de compromissos da Trilha Financeira do G20, nesta quarta-feira (24/7), o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, teve um encontro com a secretária do Tesouro americano, Janet Yellen, para “estreitar laços” da parceria entre Brasil e Estados Unidos.
- Leia também: A fome exige decisão política, diz Lula no G20
Segundo o chefe da equipe econômica, a relação entre os dois países pode ser benéfica do ponto de vista comercial, social e ambiental. “A orientação do presidente Lula é sempre buscar, sobretudo com os países que têm relações históricas e valores comuns, nossos melhores entendimentos e estabelecer parcerias cada vez mais profundas e espero que esta reunião não seja diferente”, afirmou.
O encontro bilateral aconteceu em um hotel na Zona Sul do Rio de Janeiro, às margens das reuniões oficiais, que acontecem entre quinta e sexta-feira.
- Leia também: Haddad não citou taxas e impostos em entrevista a Marília Gabriela; vídeo teve áudio editado
A secretária do Tesouro americano, por sua vez, ressaltou que Estados Unidos e o Brasil compartilham uma longa história e uma forte relação de comércio e investimento, e como as duas maiores economias do Hemisfério Ocidental.
Ela destacou ainda o trabalho conjunto na questão climática, uma prioridade da presidência do Brasil no G20. “A nossa colaboração e coordenação são cruciais não apenas para as nossas economias, mas para a região e a economia global”, disse.
“Aguardo com expectativa a oportunidade de discutir a nossa colaboração nesta e em muitas outras questões e de, em conjunto, fazermos avançar as nossas prioridades comuns ao longo da semana”, acrescentou.
Saiba Mais
-
Economia Taxação dos super-ricos pode ajudar a erradicar a pobreza, diz Haddad
-
Economia 5 especialidades mais requisitadas na Medicina
-
Economia Restituição Imposto de Renda 2024: Receita abre consulta a 3º lote
-
Economia Após dois anos, a reunião do G20 terá declaração ministerial
-
Economia Oi, Vivo e TIM são multadas por publicidade enganosa sobre 5G
-
Economia Faturamento de empresas pequenas e médias aumentou 1,2% em junho