O apagão cibernético global que afetou vários países nesta sexta-feira (18/7), gerou impacto em operações bancárias no Brasil. Alguns bancos e fintechs brasileiros apresentavam instabilidades em seus aplicativos nas primeiras horas do dia.
Reclamações registradas no site do Downdetector, apontam problemas em canais digitais de pelo menos quatro instituições financeiras: Banco Pan, Bradesco, Neon e Next.
No X (antigo Twitter), usuários do banco Bradesco relataram problemas para fazer login e pagamentos. O nome do banco está entre os termos mais comentados da rede social. Ao Correio, o Bradesco afirmou que "equipes estão atuando para regularização o mais breve possível. Os terminais de autoatendimento do banco funcionam normalmente."Segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) os serviços da maioria das instituições financeiras brasileiras já foram normalizados e "as demais estão em avançado estado de normalização e trabalhando para garantir o funcionamento de seus serviços rapidamente" (veja a nota completa a baixo).
Os bancos do Brasil, Caixa Econômica e Itaú asseguram que seus aplicativos estão funcionando normalmente. O Nubank, em nota, disse que seus serviços seguem operando normalmente. "O único impacto identificado até o momento está na operação dos canais de atendimento ao cliente, levando a um tempo maior do que o habitual nas interações", acrescentou o Nubank.
Confira
A maioria das instituições financeiras brasileiras já normalizou seus serviços e as demais estão em avançado estado de normalização e trabalhando para garantir o funcionamento de seus serviços rapidamente. Alguns sistemas das instituições financeiras brasileiras chegaram a ser temporariamente afetados em diferentes escalas pela atualização do antivírus crowstrike, mas nada que comprometesse a prestação de serviços de forma relevante.
Apagão Global
Na manhã desta sexta-feira (19/7) diversos países registraram problemas técnicos que afetaram operações de companhias aéreas internacionais, empresas ferroviárias e telecomunicações. Serviços de saúde e bancários também foram afetados.
O CEO da empresa americana CrowdStrike, George Kurtz anunciou que o problema que causou o apagão já foi identificado e está sendo corrigido. A empresa é responsável por um antívirus utilizado nos sistemas Microsoft. Após uma atualização o software apresentou um problema que calapsou sistemas em todo mundo.
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