A conta de energia do mês de agosto terá bandeira tarifária verde. Isso significa que a taxa cobrada em julho através da bandeira amarela será retirada e, com isso, a conta de energia ficará mais barata.
- Leia também: Governo regulamenta "pente-fino" no BPC
A decisão da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) de estabelecer bandeira verde para a conta de energia a partir do mês de agosto foi comunicada nesta sexta-feira (27/7). Conforme nota publicada pele agência bandeira tarifária voltou a ser verde para o mês de agosto, devido às condições favoráveis para a geração de energia elétrica no País. A bandeira verde permaneceu verde por 26 meses, de abril de 2022 a junho de 2024.
- Leia também: Apagão de dados ajuda a represar benefícios do INSS
O diretor-geral da ANEEL, Sandoval Feitosa, destacou que “no final de junho, houve uma expectativa de menor volume de chuvas para julho, o que se confirmou na maior parte do país. Porém, o volume de chuvas na Região Sul neste mês contribuiu para a definição da bandeira verde em agosto”.
Bandeiras Tarifárias
O sistema de bandeiras tarifárias serve para indicar aos consumidores, os custos da geração de energia no Brasil e ajuda o cidadão a fazer melhores escolhas diariamente.
As bandeiras refletem o custo variável da produção de energia, considerando fatores como a disponibilidade de recursos hídricos, o avanço das fontes renováveis, bem como o acionamento de fontes de geração mais caras como as termelétricas.
Saiba Mais
Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br