Sistema financeiro

Banco Central comunica vazamento de chaves Pix do 99Pay

Autoridade monetária informa que não foram expostos dados sensíveis, tais como senhas, informações de movimentações e saldos financeiros. Clientes afetados serão notificadas exclusivamente por meio do aplicativo

De acordo com o BC, o vazamento de dados foi causado por
De acordo com o BC, o vazamento de dados foi causado por "falhas pontuais em sistemas dessa instituição" - (crédito: Marcello Casal Jr./Agência Brasil)

O Banco Central (BC) informou, na manhã desta quarta-feira (10/7), um incidente de segurança com dados pessoais vinculados a chaves Pix sob guarda e responsabilidade da 99Pay Instituição de Pagamento S.A. De acordo com a autoridade monetária, o vazamento de dados foi causado por “falhas pontuais em sistemas dessa instituição”. 

O comunicado afirma que não foram expostos dados sensíveis, tais como senhas, informações de movimentações ou saldos financeiros em contas transacionais, ou quaisquer outras informações sob sigilo bancário. “As informações obtidas são de natureza cadastral, que não permitem movimentação de recursos, nem acesso às contas ou a outras informações financeiras”, destacou. 

As pessoas que tiveram seus dados cadastrais obtidos a partir do incidente serão notificadas exclusivamente por meio do aplicativo ou pelo internet banking de sua instituição de relacionamento. 

“Nem o BC nem as instituições participantes usarão quaisquer outros meios de comunicação aos usuários afetados, tais como aplicativos de mensagens, chamadas telefônicas, SMS ou e-mail”, ressaltou a autarquia, que informou ainda que foram adotadas as ações necessárias para a apuração detalhada do caso e serão aplicadas as medidas sancionadoras previstas na regulação vigente.

Em nota enviada ao Correio, a 99Pay lamentou o incidente e informou que a falha já foi sanada. A empresa disse ainda que contatou seus usuários afetados, que representam cerca de 0,0003% de sua base, para oferecer esclarecimentos e apoio. “A 99Pay reforça seu compromisso com a segurança, a privacidade de dados e o combate às fraudes digitais como prioridade em todas as operações. Seus canais oficiais de atendimento seguem à disposição para responder dúvidas e orientar os usuários da melhor forma possível”, reiterou.

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br

postado em 10/07/2024 10:35 / atualizado em 10/07/2024 11:38
x