O presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Ricardo Alban, afirmou que a grande palavra mágica, a qual o Brasil está precisando, é planejar. Segundo ele, além do planejamento, o país também precisa de políticas de Estado. A afirmação foi feita durante o CB.Debate Banco do Nordeste: A força do Nordeste na transformação social do país, nesta quarta-feira (19/6).
Segundo o presidente da CNI, toda vez que a economia brasileira enfrentou um ciclo positivo, as primeiras respostas positivas vieram das regiões menos favorecidas, no Norte e Nordeste. “Porque você consegue atender uma capacidade de consumo, uma capacidade de respostas, muito mais veloz, porque a carência é muito grande, e a recíproca é verdadeira”, explicou.
“Mas também, toda vez que nós temos um ciclo negativo, das consequências de um ciclo negativo as respostas imediatas vem também dessas regiões. Isso é algo que devemos levar em conta para as políticas públicas de médio e longo prazo”, pontuou, esclarecendo que o planejamento de políticas para o Estado é essencial.
O debate contou com dois painéis. O primeiro discutiu sobre as políticas públicas para o desenvolvimento econômico e social. Já o segundo terá como tema o emprego formal, geração de renda e inclusão social. O evento foi realizado no auditório do Correio Braziliense e transmitido ao vivo no canal do jornal no Youtube.
Saiba Mais
-
Economia "Desenvolvimento regional é a base da nova política industrial", diz Mdic
-
Economia Banco do Nordeste está focado no micro e pequeno empreendedor, diz Paulo Câmara
-
Economia CB Debate: A força do Nordeste na transformação social do país; acompanhe
-
Economia A empresa que ultrapassou Apple e Microsoft e se tornou a mais valiosa do mundo
-
Economia "Popularização é o desafio", diz presidente da Confederação Nacional de Seguros
-
Economia Negócios ou patrimônio: investimento em seguros evita surpresas