A Associação Brasileira dos Produtores de Leite (Abraleite) realizou, nesta terça-feira (16/4), o primeiro dia do 2º Fórum Nacional do Leite, na sede da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). O evento visa promover o reconhecimento do setor de produção de lácteos como estratégico para o país, além de discutir os desafios e oportunidades presentes para a cadeia do leite. Biosseguridade, sustentabilidade, gestão, mercado e comunicação foram alguns dos temas abordados.
Durante a abertura do evento, o ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, afirmou que o governo tem se preocupado em trabalhar todas as etapas da cadeia do leite em busca de maior competitividade para o setor. O ministro mencionou um novo programa, em parceria com a Embrapa, de incentivo à cadeia produtiva do leite, chamado Balde Cheio.
- Brasil precisa "fazer o dever de casa" para otimizar produção, diz presidente da Abraleite
- Presidente da Abraleite: "Brasil deixou de ser autossuficiente em lácteos"
“Nós temos muitas contribuições, vamos fazer o programa de embriões e trabalhar todas as fases e etapas da cadeia produtiva do leite para dar a volta por cima num cenário que nós entendemos que vai ser um cenário de diminuição muito importante da importação (do leite). Por essa razão, eu trago aqui as providências do governo do presidente Lula, as providências do nosso ministério e desejo que nós possamos passar por esse momento, dar a volta por cima e nos tornar um país que abastece o seu mercado interno e tem estrutura para oferecer leite e derivados para o mundo inteiro”, alegou.
Teixeira se prontificou a uma reunião, após o fim do evento, para discutir as conclusões apresentadas.
O evento contou com painéis que abordaram desde sustentabilidade a biosseguridade, essa última recebendo grande destaque. Palestrantes internacionais, como o ex-diretor corporativo de agricultura da Nestlé, Hans Jöhr, também compuseram o cronograma do primeiro dia do Fórum.
Os painéis e palestras continuam nesta quarta-feira (17/4), até às 12:50.
https://www.correiobraziliense.com.br/webstories/2024/02/6806486-4-passos-para-entrar-no-canal-do-correio-braziliense-no-whatsapp.html
Saiba Mais
-
Economia Haddad viaja a Washington para reunião de primavera do FMI
-
Economia Dólar tem forte alta, chega a R$ 5,27 e renova máxima anual
-
Economia Guerra no Oriente Médio pode aumentar petróleo e inflação no Brasil
-
Economia Boletim Focus: mercado reduz projeção da inflação e eleva a do PIB para 2024
-
Economia IGP-10 recua pelo 3º mês consecutivo e acumula queda de 3,81% em 12 meses
-
Economia Isenção do IR deve ser informação pública, como salário de servidor, diz autor de novo livro sobre desigualdade