Varejo

Páscoa deste ano deve ter queda nas vendas, diz pesquisa

Segundo projeção da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), 4,1 milhões de pessoas devem deixar de comprar neste feriado, na comparação com o ano passado

Os consumidores estão mais conservadores na hora de comprar ovos de chocolate ou até o bacalhau para a Semana Santa. É o que indica uma pesquisa da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil). De acordo com o levantamento, 106,6 milhões de brasileiros devem ir às compras para o feriado, o que representa cerca de 65% do total de consumidores do país — uma queda de 4,1 milhões de pessoas na comparação com a mesma data do ano passado.

Os consumidores justificaram não sair às compras nesta Páscoa por estarem no vermelho. Para 30% dos entrevistados, a principal resposta é a prioridade para o pagamento de dívidas atrasadas; já 25% dos respondentes estão desempregados.

Em outro dado que aponta para a inadimplência no país, 33% dos consumidores que pretendem comprar chocolates e presentes possuem contas em atraso, sendo que 66% destes estão com o nome sujo. A pesquisa também revela que 24% afirmaram que costumam gastar mais do que o bolso permite para presentear na Páscoa.

Segundo o presidente da CNDL, José César da Costa, o crescimento da inadimplência no país é “preocupante”. “Vale lembrar que no ano passado 14% dos consumidores foram negativados devido às compras para a Páscoa. Diante deste cenário, é importante que os consumidores se atentem aos gastos para não extrapolar o orçamento. Dá para recorrer às lembrancinhas e opções mais baratas para a data não passar em branco”, indica o executivo.

Filhos são os mais presenteados

A pesquisa da CNDL aponta que os filhos são os principais presenteados, sendo citados por 60% dos entrevistados. Em seguida, também são lembrados cônjuges (41%), mãe (38%), sobrinhos (30%) e até o próprio respondente (27%).

Em média, os consumidores pretendem gastar um total de R$ 237 com as compras de Páscoa. Entre as classes A e B esse indicador é ainda maior, e atinge R$ 295, com uma média de cinco produtos.

Para o presidente da CNDL, apesar da queda de consumidores, a Semana Santa sempre gera grande expectativa para o setor de comércio e serviços. “Além dos tradicionais ovos e chocolates, a data movimenta bares, restaurantes e o comércio em geral. Para atrair os clientes, vale a criatividade, opções mais baratas e kits promocionais”, destaca.

https://www.correiobraziliense.com.br/webstories/2024/02/6806486-4-passos-para-entrar-no-canal-do-correio-braziliense-no-whatsapp.html

Mais Lidas