Como o Correio antecipou, o governo federal vai pagar em abril e maio o abono anual para os beneficiários da Previdência Social, também conhecido como "13º do INSS".
O decreto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva autorizando a antecipação foi publicado, ontem, no Diário Oficial da União.
Segundo informações do Palácio do Planalto, 33,7 milhões de beneficiários receberão o repasse em duas parcelas, em abril e maio, de acordo com o calendário habitual de pagamentos do INSS, com investimento total de R$ 67 bilhões, em duas parcelas de R$ 33,8 bilhões.
- Governo deve antecipar 13º salário de aposentados para maio e junho
- “Estamos prontos para pagar o 13º antecipado”, diz presidente do INSS
"Normalmente, o abono é pago no segundo semestre de cada ano, em agosto e novembro. A exemplo do que ocorreu em 2023, a antecipação representa uma injeção significativa de recursos nos mercados locais, já que alcança municípios de todas as 27 Unidades da Federação", diz o comunicado divulgado à imprensa.
O abono é destinado às pessoas que durante o ano de 2024 tenham recebido auxílio por incapacidade temporária, auxílio-acidente, aposentadoria, pensão por morte ou auxílio-reclusão da Previdência Social.
"Na hipótese de cessação programada do benefício antes de 31 de dezembro de 2024, será pago o valor proporcional do abono anual ao beneficiário", diz o decreto. Geralmente, o abono é pago no segundo semestre de cada ano, mas o governo costuma antecipar o pagamento para estimular a economia.
Saiba Mais
-
Jogada 10 Arena MRV eleito estádio do ano: veja o top 5 de lista internacional
-
Cidades DF Justiça nega pedido para que ex-diretor da PCDF volte a usar tornozeleira
-
Política IPVA: Senado aprova PEC que isenta veículos com mais de 20 anos
-
Mariana Morais Edu Guedes rompe silêncio e diz se Ana Hickmann está grávida
-
Diversão e Arte BBB 24: ex-noivo de Isabelle viraliza por semelhança com Matteus