Trabalhadores nascidos no mês de janeiro irão receber o abono salarial PIS-Pasep 2024 referente ao ano-base 2022 a partir desta quinta-feira (15/2). O benefício será no valor de até um salário mínimo. O abono é concedido anualmente a funcionários da iniciativa privada (PIS) e servidores públicos (Pasep) que trabalharam durante pelo menos 30 dias no ano-base e receberam até dois salários-mínimos por mês.
O banco de recebimento, data e os valores, inclusive de anos anteriores, estão disponíveis para consulta no aplicativo Carteira de Trabalho Digital e no portal Gov.br. Neste ano, tanto trabalhadores da iniciativa privada como os servidores públicos vão receber o benefício de acordo com o mês de nascimento de cada beneficiário
Ao todo, 24,8 milhões de trabalhadores receberão o abono, segundo o Ministério do Trabalho, sendo 21,9 milhões da iniciativa privada e 2,9 milhões do serviço público. Os empregados pela iniciativa privada receberão o abono pela Caixa Econômica. Já os servidores públicos, pelo Banco do Brasil.
- Como consultar abono salarial PIS-Pasep 2024; veja se terá direito
- FGTS Futuro oferece mais crédito para adquirir casa própria
Quem pode receber o abono salarial
Para receber o benefício, o trabalhador tem de estar cadastrado no programa PIS/PASEP ou no CNIS (data do primeiro emprego) há pelo menos cinco anos. Além disso, é necessário ter trabalhado para empregadores que contribuem para o Programa de Integração Social (PIS) ou para o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PASEP).
Também é preciso ter recebido até 2 (dois) salários-mínimos médios de remuneração mensal no período trabalhado, ter exercido atividade remunerada, durante pelo menos 30 dias, consecutivos ou não, no ano-base considerado para apuração e ter seus dados informados pelo empregador (Pessoa Jurídica/Governo) corretamente na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) ou no eSocial do ano-base considerado para apuração.
Confira o calendário do abono salarial:
Saiba Mais
-
Economia Número de investidores em renda fixa alcança 17,1 milhões em 2023
-
Economia Cinco dicas para sair do aluguel e começar 2024 em um imóvel próprio
-
Economia Desenrola: governo faz parceria com Serasa para ampliar alcance do programa
-
Economia Boletim Focus: mercado eleva projeção de inflação para 2024 e 2025
-
Economia Reino Unido entra em recessão após PIB encolher 0,3% no 4º trimestre
-
Economia Minha Casa, Minha Vida pode ter a garantia do "FGTS Futuro"