O Produto Interno Bruto (PIB) da zona do euro ficou estável no quarto trimestre de 2023, ante os três meses anteriores. Segundo a revisão publicada nesta quarta-feira (14/2) pelo Eurostat, agência de estatísticas da União Europeia (UE), o bloco evitou, com o resultado, entrar em recessão técnica no fim do ano passado, após uma retração de 0,1% no terceiro trimestre ante o segundo.
Na comparação anual, a economia europeia apresentou leve expansão de 0,1% entre outubro e dezembro. O dado veio em linha com estimativas preliminares de analistas consultados pela FactSet.
- UE reduz expectativa de crescimento em 2023 e prevê Alemanha em recessão
- Brasil recebe reunião ministerial do G20 e busca ampliar influência
- Protestos de agricultores enterram acordo entre Mercosul e União Europeia
A produção industrial da zona do euro apresentou alta de 2,6% em dezembro ante novembro de 2023, surpreendendo as projeções de analistas que previam recuo de 0,2% no período. Na comparação anual, a produção industrial do bloco teve expansão de 1,2% em dezembro.
Inflação
A inflação ao consumidor (CPI) do Reino Unido se estabilizou no mês passado, contrariando as expectativas de alta. A taxa anual do CPI britânico ficou em 4% em janeiro, no mesmo nível de dezembro.
Na comparação mensal, o CPI do Reino Unido caiu 0,6% no mês passado. Já o núcleo do CPI britânico, que desconsidera preços de energia e alimentos, avançou 5,1% na comparação anual de janeiro, também repetindo a variação de dezembro. A projeção da FactSet era de alta de 5,2%.
https://www.correiobraziliense.com.br/webstories/2024/01/6789882-5-passos-para-acessar-o-canal-do-correio-braziliense-no-whatsapp.html
Saiba Mais
-
Economia Igualdade salarial desafia empresas
-
Economia Saiba como fazer o salário mínimo render
-
Economia Latam será investigada pela Justiça dos EUA a pedido da Gol
-
Economia Mercado de beleza atingirá cerca de US$ 580 bilhões até 2027, aponta pesquisa
-
Economia Procura por vagas de Jovem Aprendiz cresce 65% em janeiro, indica pesquisa
-
Economia Pesquisa mostra os setores que mais lucram durante o carnaval